Muita gente sonha em ter uma varanda aconchegante para receber os amigos, mas não sabe como organizar o espaço gourmet para que ele fique do jeito desejado. Não existe uma forma única de decorar e arrumar o cantinho. Por exemplo: ele pode estar voltado para o churrasco, mas, se você não faz questão da churrasqueira, pode apostar em um forno a lenha, um forno de pizza ou um forno elétrico para o chef colocar a mão na massa.
Confira algumas dicas para deixar o espaço gourmet seguro, confortável e com a sua cara!
O que não pode faltar em um espaço gourmet?
É importante entender que o espaço precisa refletir os gostos e o estilo de vida do dono, e é isso o que vai determinar como ele vai ser equipado. No entanto, esses espaços servem como um lugar especial da casa, perfeito para relaxar com a companhia dos amigos e uma comida feita com carinho.
Para organizar o espaço gourmet de forma que ele seja funcional para o cozinheiro, alguns equipamentos são indispensáveis.
1. Crie uma cozinha
De acordo com a arquiteta Louise Braga, é tudo uma questão de praticidade. “É importante planejar uma espécie de minicozinha no espaço gourmet que conte com pia, bancada e geladeira. Assim não será necessário ir até outras partes da casa, pois tudo estará disponível no ambiente.”
2. Eleja uma estrela para o espaço gourmet
Esse item depende muito do proprietário e está atrelado ao objetivo principal do espaço.
Como o churrasco é bem popular no Brasil, rapidamente as churrasqueiras caseiras ganharam os corações por aqui, e a indústria se adaptou para oferecer o produto para os apartamentos.
Rodrigo de Carvalho, diretor da empresa Chauffage, explica o motivo da mudança: “há apenas 2 anos, o país tinha apenas 2 fornecedores de churrasqueiras a gás. Hoje, são em torno de 10. Além de ser uma opção ecológica e sustentável, a maioria dos apartamentos não têm a opção da chaminé, o que gerou uma queda na demanda por churrasqueiras a carvão e à lenha e um crescimento significativo das churrasqueiras a gás”.
3. Escolha entre uma mesa ou um balcão
O ideal é que, no espaço gourmet, o ato de cozinhar seja um momento de intimidade. Ou seja, nada de separar as coisas e servir a comida na sala de estar. Para isso, uma boa mesa ou um balcão com bancos mais altos vai fazer toda a diferença.
Como as varandas gourmet costumam ser espaços menores, Louise lembra que é necessário pensar bem onde colocar essa mesa. “É importante pensar na distância mínima entre a ilha de confraternização e a bancada do forno ou o local da churrasqueira”, diz. “A arquitetura deve cuidar para que haja espaço suficiente, seguro e confortável para fornear.”
Como organizar o espaço gourmet?
O projeto da varanda gourmet vai além de escolher os itens que vão compor o espaço. É muito importante pensar na disposição de cada coisa, já que a arrumação vai ser responsável pela segurança, pelo conforto e, em muitos casos, pela maior duração dos equipamentos.
Em termos de espaço, Rodrigo nota que não precisa ser um problema. “Um espaço gourmet bem projetado, ainda que pequeno, comporta vários equipamentos ao mesmo tempo”. Mas como dispor tudo isso?
4. Decida se você realmente quer uma chaminé
Casa ou apartamento? Essa pergunta vai ajudar bastante na hora de organizar o espaço gourmet.
Se for uma casa, você provavelmente vai poder optar por uma churrasqueira ou por forno a lenha. Mas não dá para colocá-los em qualquer lugar. De acordo com Rodrigo, isso requer a ajuda de um profissional. “É necessário projetar o sistema de exaustão para liberar a fumaça produzida pela churrasqueira ou pelo forno a lenha.”
No entanto, se for apartamento, Rodrigo orienta ir por outro caminho: “se não houver chaminé, o uso de equipamentos a gás ou elétricos vai resolver esse problema de exaustão”.
5. Lembre-se do apoio e da ventilação
O espaço gourmet não pode ser apertado demais, com muitos móveis no caminho. Mas, ao mesmo tempo, precisa oferecer segurança para quem está à frente da cozinha.
Para Louise, móveis de apoio são uma questão fundamental. “Outra dica valiosa é ter bancadas de apoios entre os equipamentos instalados no espaço gourmet para apoiar os alimentos retirados dos fornos e da churrasqueira”, comenta.
Além disso, como a churrasqueira ou o forno vai aumentar consideravelmente a temperatura do local, é preciso pensar na ventilação para que o espaço suporte mais gente sem ficar desconfortável. Pedaços descobertos ou janelas grandes vão ajudar nessa tarefa.
Caso o lugar seja muito frio, a instalação de uma lareira elétrica pode ser uma boa opção para lidar com o clima.
6. Priorize os materiais seguros
A presença de equipamentos que são fontes de calor faz com que a organização do espaço também inclua a escolha de materiais para uso nas paredes, piso e revestimentos que garantam a segurança das pessoas.
Rodrigo informa que não há restrição dos materiais, mas que outras medidas preventivas de incêndio, como o isolamento térmico, podem ser tomadas. “É necessário estar atento a avaliação da escolha dos materiais para que tudo funcione com segurança”, adverte.
Já Louise recomenda o uso de materiais marcados como não inflamáveis: “principalmente em pisos, azulejos e acabamentos gerais do espaço, devido à presença das churrasqueiras, forno e fogão a lenha, é importante que não haja nada inflamável no entorno dessas peças”.
Além disso, a arquiteta recorda que materiais sintéticos podem trazer dor de cabeça. “É melhor evitar o uso de revestimentos sintéticos para substituir pedras naturais em bancadas, já que eles não são apropriados para altas temperaturas e, portanto, podem perder a forma e até mesmo derreter.”
Na hora de organizar o espaço gourmet, o importante mesmo é levar em consideração o seu gosto particular para decidir quais equipamentos são mais importantes para você e que vão tornar o convívio naquele espaço mais aconchegante. Se você pensar nisso e na segurança, com a ajuda de profissionais, seu espaço gourmet pode ser exatamente o que você sonhou.
E aí, curtiu essas dicas e já pretende aplicá-las? Entre em contato com a Chauffage que nós podemos te ajudar!