Foi-se o tempo em que a cozinha servia apenas para o preparo das refeições e ficava isolada da área social da casa. É cada vez mais comum as pessoas optarem pela integração de ambientes e incorporarem, à residência, um espaço gourmet equipado com itens, como um moderno cooktop, um charmoso fogão a lenha e um belo forno de pizza.
Afinal, com a correria da vida moderna, é bom aproveitar todos os momentos para estar junto da família e dos amigos. E quer coisa melhor para alegrar e aquecer o coração do que uma prosa animada, acompanhada de uma comida reconfortante?
Quer incrementar o seu trabalho e conquistar de vez a clientela, incluindo um belo espaço gourmet em seus projetos? Conheça, então, os tipos de forno de pizza e confira as vantagens de cada um!
Forno de pizza a lenha
Esse tipo de forno é bem popular, sendo usado em pizzarias e áreas gourmet. Ele é montado com peças pré moldadas feitas com material refratário, que se encaixam na hora da instalação. O produto pode ser revestido por pedras e tijolos,sendo necessário um isolamento térmico eficiente entre o forno o revestimento a fim de proteger o acabamento do calor.
É muito importante atentar-se para o controle da temperatura, que pode atingir até 700 graus, dependendo da quantidade de lenha utilizada . Ela é colocada na parte de trás do equipamento que, geralmente, tem a forma de um iglu. Vale lembrar a importância de se consumir lenha originada de madeira de reflorestamento, devidamente certificada.
Nesse tipo de forno, a pizza é assada pelo calor irradiado e refletido nas paredes. O uso de madeira de boa qualidade vai minimizar o acúmulo de resíduos na chaminé, que dificulta a tiragem da fumaça ( processo de eliminação do gás quente contaminado).
Forno de pizza a gás
O modelo a gás oferece rapidez no aquecimento e facilidade no controle e na manutenção da temperatura. Essas características fazem com que ele seja muito utilizado em estabelecimentos, que trabalham com delivery e fast food.
Outra vantagem desse tipo de forno é a sua praticidade na limpeza do equipamento e do ambiente, já que ele quase não exala fumaça. A economia promovida pelo uso do gás, cujo preço é acessível é outro quesito importante.
Forno de pizza elétrico
Esse é o forno que oferece maior precisão no controle da temperatura e uniformidade na cocção dos mais variados tipos alimentos, além de rapidez para o aquecimento. A versatilidade oferecida pelo produto, que pode ser usado para assar pães e doces, além de pizzas, é uma das vantagens.
Essa opção deve ser bem pensada, pois a energia elétrica é um insumo mais caro. Por esse motivo, é aconselhável que se calcule o custo-benefício de um forno de pizza elétrico.
Além de escolher o tipo de forno ideal para o seu projeto, é importante pensar no visual, que o produto deve incorporar ao ambiente. Sendo assim, a instalação da peça, assim como, dos acabamentos agregados a ela deve ser feita de forma a dialogar com o layout a fim de aliar conforto, praticidade e beleza.
Já pensou na satisfação dos seus clientes ao virem o quanto a área gourmet de sua casa ficou aconchegante, elegante e convidativa? Essas recomendações valem também para incrementar o design de pizzarias e restaurantes. Assim, você será reconhecido como um profissional antenado e competente.
Enfim, seja qual for o tipo de forno de pizza e de outros artigos ideais para a residência ou para o comércio de seus clientes, vale a pena escolher produtos modernos, funcionais e eficientes. Para isso, busque a parceria de uma empresa especializada e experiente, capaz de oferecer o que houver de melhor no mercado.
Gostou de conhecer os tipos de forno de pizza e ficar sabendo das vantagens de cada um? Aproveite, então, para compartilhar esse post com os seus amigos nas suas redes sociais! Dessa forma, eles também terão acesso a excelentes soluções para área gourmet e outros ambientes.