A lareira ecológica é a nova moda na sala dos brasileiros. Por não agredir o meio ambiente e ter uma instalação simples, o produto virou o novo queridinho das decorações em lugares mais frios. Se você estava pensando em ter uma lareira, vai ver que essa é uma das melhores opções para sua casa atualmente.
Mas você sabe exatamente o que é e como funciona uma lareira ecológica? Neste texto vamos responder algumas dúvidas comuns sobre esse tipo de aquecedor, confira!
O que é?
A lareira ecológica, lareira a álcool ou etanol, ou ainda biolareira, é uma câmara de combustão que funciona por pressão. Isso significa que não é preciso queimar a lenha como nas lareiras tradicionais, porque a pressão no reservatório mantém a combustão do álcool, gerando calor e reduzindo drasticamente as emissões de CO e CO².
Como funciona?
A lareira funciona por meio da queima do etanol. O álcool pode ser colocado no queimador diretamente da embalagem. Essa caixinha de armazenamento do combustível tem uma abertura regulável, que controla o tamanho da chama, e por consequência a intensidade e a temperatura. Para acendê-la, basta molhar a haste no álcool, e usá-la como se fosse um fósforo comprido, colocando fogo na ponta. Geralmente as lareiras já vêm acompanhadas da haste e do acendedor.
A eficiência da lareira ecológica depende do modelo. Algumas conseguem aquecer uma área de até 120 m², praticamente um apartamento ou casa bem grande. O tempo de queima pode chegar até 20 horas, o que é uma garantia de que você não vai passar aperto durante uma noite gelada.
Para os modelos mais simples e menores, a instalação é super fácil e ela pode ser colocada até mesmo em cima de uma mesa de centro. Mas há também outros modelos, alguns imitando as lareiras clássicas, que podem ser instaladas direto na parede, criando uma aparência mais rústica.
Quais as vantagens?
Uma das maiores vantagens da lareira ecológica é para o meio ambiente. O etanol é um combustível renovável, e além de não soltar fumaça — pois a produção de gás carbônico é mínima —, a lareira não deixa resíduos depois da queima. Em termos de eficiência da queima, o etanol bate um recorde, com cerca de 92% sendo consumido durante o processo. E ao contrário da lenha, o álcool é facilmente adquirido, seja no campo ou na cidade, e é um combustível barato.
Uma outra vantagem é a portabilidade da lareira ecológica: por ser basicamente uma caixa pequena de metal, ela pode ser instalada em quase qualquer ambiente, até mesmo em uma área externa, sem muita complicação, já que não necessita de dutos ou chaminés.
A preocupação com a preservação da natureza domina cada vez mais nossa vida cotidiana, e a criação de produtos não poluentes se mostra uma alternativa vantajosa em busca da sustentabilidade. Além de deixar sua casa mais moderna e elegante, ao optar pela lareira ecológica você ainda estará contribuindo para o meio ambiente.
Gostou de saber mais sobre o funcionamento do produto? Então conheça nossa linha de lareiras ecológicas! Até a próxima.