Que os espaços gourmet são de construção praticamente obrigatória nos prédios residenciais que prezam pelo conceito de modernidade em suas instalações, muita gente já sabe. Uma vez que a mesma regra também pode ser aplicada em casas térreas e outras construções mais tradicionais, é comum que, nos últimos anos, a ideia de área gourmet tenha se destacado das demais e, por meio disso, algumas inovações foram incorporadas a esse tipo de espaço. Confira, nesta sequência, três diferentes tipos de espaço gourmet e veja qual deles é o seu predileto:
Espaço gourmet com forno de pizza
Como sua própria definição sugere, o auge desse tipo de espaço fica a cargo da presença do forno de pizza. O mesmo pode ser oval, como uma espécie de mini-círculo aparente, ou mais quadrado e tradicional. O importante é que, nestes casos, o objeto seja instalado em áreas estratégicas e que forneçam um simplificado manuseio ao responsável pelo preparo dos alimentos.
No que diz respeito à parte externa e estética do ambiente, as opções são ainda mais vastas. Enquanto os ladrilhos tomam conta dos revestimentos das paredes, um tampo de granito pode compor o balcão da área, fazendo com que a mesma se torne ainda mais versátil e funcional ao morador e seus convidados. Como esse tipo de construção não abre mão do tradicionalismo, mas também oferece brechas para que o contemporâneo surja como um diferencial, iluminações e designs inovadores podem ser integrados à área ao mesmo passo em que móveis com aspectos mais coloniais também possuem colocação válida.
Espaço descontraído
O espaço gourmet descontraído é aquele capaz de integrar, de uma só vez, conceito, charme e elegância. Uma vez que naturalmente leva churrasqueira em sua composição original, esse tipo de área é perfeita para compor a varanda de residências ou, se for o caso, ser uma espécie de transição entre a cozinha e a copa de um apartamento. Mesas maiores e cadeiras confortáveis podem compor a área, que, por sua vez, se caracteriza por aproveitar bem as condições espaciais oferecidas pela construção.
Nestes casos, o cuidado para com o posicionamento das chaminés também deve ser prezado, já que o retorno da fumaça ao ambiente pode levar a funcionalidade do espaço por água abaixo. Revestimentos cerâmicos e acessórios que possuem colorações modernas terminam de dar o tom descontraído da área.
Espaço gourmet clássico
Muitos moradores que se interessam por implementar um espaço gourmet em suas casas não pensam – sob hipótese alguma – em abrir mão das características tradicionais da área. É por isso que, nos últimos meses, o espaço gourmet clássico vem ganhando um relevante destaque. Nele, forros ripados, elementos de granito ou mármore e quadros de maior dimensão podem ser integrados uns aos outros com a mais absoluta elegância.
Para fechar, é comum que essas áreas levem madeira em móveis e nos tacos do carpete da superfície. Tons e estruturas transparentes também podem ser úteis, mas com sutileza e bom senso para que não representem qualquer tipo de dano visual e estético para a construção final.