Parte do trabalho de um bom arquiteto é entender o pedido do cliente, focando na qualidade de vida e entrega do melhor serviço possível, considerando os desafios do projeto. Para isso, é necessário sempre se manter atualizado com as novidades do mercado e exercitar a criatividade, sem deixar de fazer um trabalho que transmita segurança e conhecimento.
Uma boa representação de tudo isso é uma churrasqueira bem instalada. A complexidade do projeto pode surpreender, mas nós desvendamos 3 segredos básicos para você. Confira e aprenda.
1. Locais onde uma churrasqueira pode ser instalada
O seu cliente, provavelmente, já tem uma ideia de onde quer instalar a churrasqueira, por isso, é necessário fazer uma boa análise do ambiente para verificar a viabilidade do projeto.
Alguns lugares onde é possível realizar a instalação:
- cozinhas;
- área externa gourmet (balcões, próximo a piscinas, varanda, cobertura, etc.);
- área interna gourmet (até mesmo anexa à uma sala de jantar).
2. Os tipos de instalação de churrasqueira
O cliente pode fazer a escolha de acordo com o preço, as funcionalidades ou mesmo o espaço disponível para a instalação. A seguir, confira os tipos de instalação.
Pré-moldada
Este modelo usa carvão como fonte de calor, por isso, precisa de uma saída de fumaça. Como o nome já diz, elas são vendidas como modelos prontos, mas em vários tamanhos. Geralmente, elas têm um valor mais baixo e são de rápida instalação.
A gás
Uma churrasqueira a gás é a melhor opção para ambientes pequenos, pois é prática. Porém, é necessário verificar se o modelo é compatível com botijão ou gás encanado. E mais, ela é bem fácil de limpar e tem válvulas de segurança, para impedir o vazamento de gás.
Elétrica
Assim como a anterior, é perfeita para lugares menores. Além do mais, ela não produz fumaça, é portátil e muito prática.
Tonel
A opção de tonel é indicada para ambientes abertos, pois usa carvão e, portanto, produz fumaça. Ela é uma das mais baratas e pode ser movida para se adequar melhor ao ambiente.
3. Os cuidados necessários para uma churrasqueira bem instalada
Por fim, é imprescindível ficar atento às normas e técnicas da instalação. Para a saída da fumaça em casas, por exemplo, o essencial é que ela fique, no mínimo, 50 centímetros acima da área que cobre a churrasqueira. No caso dos prédios, existe, geralmente, um duto conectando todos os apartamentos. Então, supõe-se que a churrasqueira está prevista desde o início do projeto.
Para planejar uma churrasqueira, atente-se às medidas do local onde ela ficará e também ao tamanho dos acessórios, para que o encaixe seja perfeito. Além disso, é bom considerar a limpeza dela, criando base de apoio vazada para que a gordura e as cinzas do carvão sejam retiradas com facilidade.
Uma churrasqueira bem instalada, como você viu, depende de um projeto bem detalhado e atencioso, considerando as necessidades do cliente, as especificações do condomínio (se houverem) e os valores investidos.
Se você gostou do post de hoje, assine nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas e notícias.