Ter um espaço que proporciona um grande relaxamento, aumenta a sensação de bem-estar e melhora a saúde parece um sonho distante, não é mesmo? Tudo isso é possível com a construção de uma sauna em casa, o que faz muitas pessoas procurarem profissionais qualificados para a criação de um projeto e a obra.
É de extrema importância que o planejamento seja bem elaborado para evitar problemas técnicos e até de saúde. Por isso, neste post, trazemos dicas do que deve ser considerado antes de dar início ao projeto. Vamos lá?
Por que ter uma sauna em casa?
Para a criação de um planejamento bem feito, é preciso entender o porquê de ter uma sauna em casa. Além dos benefícios já citados, ela elimina o estresse e ajuda a desintoxicar o organismo; diminui a hipertensão, já que relaxa os músculos do corpo com a alta temperatura; e combate o acúmulo de gorduras.
No Brasil, foram desenvolvidos três tipos de saunas em função do clima tropical: a seca, a úmida e a semiúmida, caracterizadas pela temperatura. A primeira tem uma variação entre 70º a 80°, a segunda entre 50º e 60° e a terceira entre 60º e 70°.
Ainda, ela apresenta vantagens para a melhoria da pele, pois o vapor é capaz de abrir os poros possibilitando uma maior hidratação corporal, eliminando os elementos nocivos que ficam acumulados em função da poluição do ar. Isso proporciona maior confiança e saúde no dia a dia.
Como iniciar o projeto?
A criação do projeto envolve alguns desafios. É preciso ter uma equipe multidisciplinar que entenda da parte elétrica, arquitetônica, estrutural e hidráulica. Mas não se preocupe! Abaixo separamos três dicas importantes para você dar início ao seu projeto.
E não se esqueça: sempre é possível contar com uma empresa qualificada e experiente!
Atente à estrutura da sauna
Um dos primeiros passos é escolher a estrutura. Ela deve ser construída para que drene os líquidos com facilidade, apresentando um bom isolamento térmico e impedindo infiltrações e dissipação do vapor.
Uma boa indicação é fazê-la com paredes de madeira impermeabilizada com isolamento térmico e o piso de concreto com estrado de madeira antiderrapante, se sua opção for uma sauna seca.
Agora, se desejar uma a vapor, o ideal é fazer um revestimento de porcelanato, de preferência com medidas não muito pequenas, além de construir o teto baixo com o caimento para a parede que não fica o banco, em uma angulação de 30 graus, evitando que o vapor escorra e pingue.
Por fim, lembre-se sempre de fazer um caimento para o ralo, assim você impede que o vapor quente suba, potencializando o aquecimento e garantindo mais segurança.
Escolha o aquecedor
Outro passo importante é a escolha do aquecedor, afinal, ele garante a temperatura ideal da sauna. É preciso entender que existem diversos tipos de aquecedores que se adequam à diferentes situações, independentemente se sua sauna for seca ou a vapor.
Por exemplo, um aquecedor elétrico é mais em conta, enquanto que o a lenha, embora apresente um bom custo-benefício, é de difícil instalação e prejudica o meio ambiente. Por fim, é possível optar por um aquecimento a gás, embora seja mais caro.
Nesse momento, você não pode deixar de lado a parte elétrica. É de suma importância que a sauna tenha um disjuntor diferenciado e que fique em um local de fácil acesso, permitindo uma melhor distribuição dos fios.
Defina o acabamento
A última dica é escolher o acabamento perfeito para uma sauna em casa. Ele deve ir além da beleza, envolvendo praticidade e facilidade na higienização, impedindo que as bactérias fiquem acumuladas e se proliferem.
Leve sempre em consideração aquele acabamento que não facilite a infiltração, como a madeira. Além de apresentar um bom custo-benefício, tem uma mão de obra barata e é de fácil instalação.
Qual a importância de ter um projeto bem planejado?
É a partir de um projeto bem-feito que é possível perceber e identificar os melhores materiais a serem usados, o custo-benefício da obra e a importância do isolamento térmico e da criação de um ambiente aconchegante e relaxante.
Para iniciar o planejamento de uma sauna em casa é preciso considerar a estrutura do ambiente, o aquecedor ideal e o acabamento perfeito. Com esses três elementos, o projeto começa a ter forma e a se desenvolver para uma construção eficiente e bem produzida.
E então, ficou com alguma dúvida? Não hesite em nos perguntar! Entre em contato, ficaremos felizes em ajudar!