Respondido de maneira simples e direta, o tipo de álcool que se deve utilizar ao longo do acendimento de uma lareira ecológica não pode ser outro que não o etanol. Ao promover o manuseio desse tipo de substância, por outro lado, o morador precisa compreender que, nesses casos, todo cuidado é pouco.
Revolução e acerto
Caracterizadas por serem as lareiras que vêm revolucionando o conceito de aquecimento residencial, as lareiras ecológicas (que também podem ser conhecidas como lareiras biodegradáveis ou lareiras à gás) são destacadas por, dentre todos os demais tipos de lareiras disponíveis no mercado, serem as que melhor suportam trabalhar sob altas temperaturas.
Por definição, também cabe ressaltar que as lareiras ecológicas – ou simplesmente lareiras à etanol – nada mais são do que câmaras de combustão a pressão atmosféricas. Ou seja, os reservatórios que lhe são inerentes são integrados à própria câmara, fazendo com que o dispositivo opere não somente de maneira acertada, mas também repita o mesmo procedimento com relação à durabilidade que lhe é peculiar.
Funcionamento e abastecimento
Por serem estanques, as lareiras classificadas como ecológicas são invariavelmente providas de abertura em seus sistemas de entradas superiores. De forma ainda mais aprofundada, é também nesse sistema que a abertura do dispositivo se complementa com a presença de uma espécie de obturador.
Com relação aos acessórios que são essenciais para que a lareira opere com o melhor da assertividade e da segurança, haste e acendedores representam os principais deles.
Já no que diz respeito ao abastecimento do dispositivo em si, é necessário que, na prática, o usuário verta o álcool diretamente da embalagem original na abertura da câmara do equipamento. Nesses casos, também é absolutamente recomendado que o morador faça uso de uma bomba de sucção, de uma jarra ou, caso ambas as alternativas não sejam possíveis de serem transformadas em prática, é o copo que deve se apresentar e ser utilizado.
Segurança
Uma vez que são abastecidas com etanol, as lareiras ecológicas se caracterizam por invariavelmente plantarem algumas dúvidas nas cabeças dos aplicadores que pensam em instalar um objeto com esse perfil em suas residências.
Para que esse conceito seja desmistificado de uma vez por todas, portanto, cabe ressaltarmos que, sim, em se tratando das lareiras convencionais, poucas delas são mais seguras do que as ecológicas. Portanto, caso você queira instalar um equipamento com esse perfil em seu ambiente, não se preocupe com a questão da segurança.