Com a chegada do inverno, a estação mais fria do ano, muitos moradores se questionam a respeito de qual é o melhor tipo de lareira a ser instalado em suas residências. A resposta para essa pergunta não é tão simples quanto parece, pois, em primeiro lugar, uma série de detalhes precisa ser levada em consideração. Apartamentos mais enxutos permitem a colocação de lareiras igualmente menores. Por outro lado, casas no campo permitem a implementação de lareiras mais robustas e movidas à lenha.
No entanto – e ainda em primeiro plano -, a lareira “que mais esquenta” pode ser representada pela lareira formada por metais como cobre, aço inoxidável, latão e aço naval. Principalmente no que tange à comparação entre esse modelo de lareira e a fabricada por alvenaria, por exemplo, o primeiro modelo se caracteriza por esquentar até três vezes mais que o segundo.
Os benefícios por trás da lareira metálica
Além de representar um dos modelos de lareira mais capaz de aquecer o ambiente em que se integra, a lareira metálica à álcool se distingue de suas “concorrentes” ao possuir uma simplificada e ágil instalação. Além disso, quaisquer tipos de pisos podem receber a lareira, que, por sua vez, ainda pode se acoplar aos mais diferentes cantos da residência.
Por mais que as casas térreas representem o principal espaço em que esse tipo de lareira se associa e instala, o dispositivo também pode ser colocado em apartamentos. Nestes casos, caso a lareira em si tenha de ser remodelada ou readequada de acordo com o espaço disponível para a sua instalação, é possível que seu valor de aquisição seja levemente elevado quando em comparação ao seu valor de compra tradicional.
Os outros tipos de lareira
Embora a lareira metálica seja fortemente caracterizada por aquecer mais e melhor os ambientes em que se instala quando comparada a outros tipos desse mesmo dispositivo, também é comum que as lareiras tradicionais, a gás (que depende de um ponto de gás no local da instalação do dispositivo), à álcool e elétricas sejam disponibilizadas para os moradores escolherem a que melhor supre suas necessidades estruturais.
Também neste cenário, é comum que, no campo prático, uma lareira se diferencie da outra no que diz respeito às suas características. Enquanto a lareira á gás, por exemplo, não precisa de chaminé para operar com a mais absoluta assertividade, o mesmo não acontece com a lareira feita de alvenaria, que por sua vez, só pode ser acionada a partir do momento em que suas estruturas se integram com uma chaminé.
Por fim, também existe a lareira do tipo “Salamandra”, que se comporta como a mais versátil das lareiras disponíveis no mercado especializado. Ao funcionar à gás e à lenha, a lareira salamandra é capaz de se adequar a qualquer tipo de espaço e ambiente. Charme e elegância são, dentre todos os adjetivos possíveis, as duas características mais fundamentais a marcar presença em uma lareira desse tipo.