Não há nada mais agradável do que receber a família ou os amigos com uma boa receita, não é mesmo? O preparo de memoráveis pratos deve estar ligado diretamente a um belo ambiente e utensílios de primeira. Você conhece um jeito delicioso e aconchegante de fazer isso? Pois, saiba que os principais tipos de forno a lenha ajudam a proporcionar esses momentos.
Neste post, vamos mostrar a você como eles fazem a diferença no resultado final das comidas e também no visual da cozinha ou quem sabe do quintal ou área gourmet! Esse item pode fechar com chave de ouro aquele plano de área culinária que tem tudo para ser mais do que especial.
Conheça, agora, quais são os principais modelos e escolha o ideal para fazer parte do seu projeto!
Conheça os principais tipos de forno a lenha
É certo que há diversos formatos e modelos de fornos a lenha disponíveis e, mais certo ainda, que você encontre algum que esteja dentro do estilo do projeto em questão. Caso você esteja pensando que o item fará com que o orçamento fique nas alturas, não se engane! É possível encontrar preços amigáveis em lojas virtuais.
Os modelos mais tradicionais são os que deixam os tijolos à mostra, mas você sabia que há a possibilidade de, por exemplo, azulejar o forno de acordo com a decoração da cozinha? São diversas possibilidades e apenas uma certeza: incluir um forno a lenha no projeto é sucesso garantido!
Forno de tijolo à vista
Como já dissemos, esse é o modelo mais conhecido e tradicional. Mais indicado para áreas externas, esse item oferece ao ambiente um ar descontraído e rústico. Alguns modelos podem apresentar uma grande chaminé, o que pode atribuir ao ambiente ar de aconchego perfeito para os dias frios.
Forno revestido
Os tijolos são uma ótima ideia, mas que tal introduzir mais cores à cozinha? Um bom modo de fazer isso é revestindo o forno a lenha com azulejos ou pastilhas. Dessa maneira, o item que já tem presença e faz uma grande diferença ao cômodo, ganha mais destaque.
Forno estilo colonial
Essa apresentação cabe tanto para áreas externas como para a área gourmet interna da casa. O estilo colonial significa que, além de ser rústico e ter os tijolos à mostra, ele acompanha uma grande chaminé, espaço para alojar as lenhas, suporte para grelha e, é claro, a abertura do forno.
Confira as principais estruturas de forno a lenha
Fornos são instrumentos para reter o calor e, assim, serem capazes de assar e cozinhar alimentos. Por isso, o revestimento do equipamento faz toda a diferença para o ambiente, mas as estruturas do item também devem ser observadas para que a melhor escolha seja feita. Veja os principais formatos desse instrumento, que pode ser tão charmoso.
-
convencional: é o formato da maioria dos fornos caseiros. Nessa versão, o calor é dirigido por meio dos vãos presentes na base do forno;
-
convecção: essa versão conta com o auxílio de ventoinhas. Elas permitem que o calor interno seja melhor distribuído e, portanto, o alimento é cozido de uma maneira uniforme;
-
combinado: é o forno mais utilizado em cozinhas profissionais e industriais. Pode cozinhar o alimento com um calor seco, mas também oferece a possibilidade de adição de umidade e vapor.
Independentemente da estrutura escolhida ou do revestimento em questão, fornos a lenha são, geralmente, construídos em formato de iglu. Há a possibilidade de acrescentar uma porta de aço, mas isso fica a critério do cliente.
Gostou de conhecer os principais tipos de forno a lenha? Além de ofertarem aos espaços muito charme, os fornos movidos a lenha oferecem também o gostinho de defumado, o toque especial que toda receita merece.
Vale lembrar, também, que esse elemento traz consigo o fogo, fator que ajuda as pessoas a estarem mais próximas. Momentos bons em casa são sinônimo de cliente feliz e isso significa diretamente que o seu projeto foi um sucesso total.
Para mais artigos incríveis como este, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas atualizações!