Fazer um bom projeto de reforma de casa é o primeiro passo para evitar transtornos ao longo da obra e economizar. No planejamento deve constar tudo o que é necessário para uma reforma, como o orçamento, os materiais a serem usados, entre outras coisas.
Saber o que não pode faltar nessa etapa é fundamental para o sucesso da empreitada. Afinal, o projeto é um guia da obra e, mesmo que você seja profissional de arquitetura, cabe fazer um check list antes de iniciá-la.
Veja, agora, o que não pode faltar no seu planejamento de reforma!
Definição do problema e da solução
Que problema o projeto de reforma vai resolver? Qual a melhor solução para esse problema? Essas são as duas perguntas iniciais do projeto.
Digamos que o problema seja a falta de espaço. A melhor solução seria derrubar uma parede ou retirar uma parte dos móveis? O importante é que a questão seja resolvida de forma efetiva.
Coloque todas as possibilidades no papel e decida o que é o melhor a fazer baseando-se nas características da edificação, no tempo e orçamento disponíveis.
Orçamento
Falando em orçamento, esse deve ser um dos primeiros itens do projeto. Você precisa saber quanto a reforma vai custar e se há recursos para isso.
Nessa hora, é preciso saber todos os detalhes: que materiais serão utilizados, a quantidade, se será preciso mexer na estrutura da casa, quais profissionais serão contratados etc.
Coloque todos os valores em uma planilha para que fiquem bem organizados e fáceis de visualizar. Depois, faça os ajustes necessários. A escolha dos materiais, por exemplo, é um dos fatores que mais afeta o orçamento.
Inclusão de adicionais e diferenciais
Reformar a casa nunca é fácil e rápido. Por isso, às vezes vale a pena aproveitar o momento para incluir algo além do que está previsto. Claro, se houver orçamento para isso.
Vai mexer na área de lazer? Por que não incluir uma churrasqueira? Vai trocar os revestimentos e pisos da sala? Aproveite para realizar o sonho de ter uma lareira!
Não se esqueça, porém, de colocar todos esses itens no planejamento para reservar recursos e para que eles se integrem bem ao restante da casa.
Licenciamentos e autorizações
Muitas obras, mesmo as pequenas, exigem licenciamento ambiental ou algum tipo de autorização. Se você mora em um condomínio, por exemplo, deve verificar quais os horários permitidos para reforma e se há alguma restrição quanto à circulação de caminhões de fornecedores.
Estruturas novas, como aumento da casa, alteram o projeto para retirada de habite-se, por exemplo. Também pode haver algum dano ao meio ambiente quando a construção se encontra próxima a áreas de preservação, como nascentes de rios. Sempre verifique a legislação do município sobre o assunto.
Além de todas essas dicas, a mais importante: procure profissionais bem recomendados para a execução das obras. De nada adianta se planejar, fazer um projeto de reforma de casa com todos os passos, se a equipe não der conta do serviço no prazo e com os recursos estipulados.
Quer conhecer uma solução interessante para agilizar a reforma? Então, veja por que optar por uma churrasqueira de embutir!