O projeto de reforma de casa sempre traz muitos desafios. Afinal, como alinhar o desejo do cliente com as tendências arquitetônicas? Como encontrar o espaço perfeito para ele aproveitar o seu lar? Como utilizar o ambiente disponível de forma consciente, eficiente e sustentável?
Essas são apenas algumas das perguntas que fazem parte da vida dos arquitetos, engenheiros e designers. Para ajudá-lo a criar um trabalho impecável, separamos os principais elementos que não podem faltar no processo de criação do projeto. Confira!
Planejamento e organização
Todo e qualquer projeto de reforma precisa começar com um planejamento sólido e coerente com os desejos e condições financeiras do cliente. Isso porque, sem um orçamento base, fica difícil manter a organização durante a obra, facilitando o surgimento de conflitos e, ainda, o estouro do orçamento.
Por isso, tire um bom tempo de trabalho para conversar com o cliente, alinhar suas expectativas às técnicas arquitetônicas, pesquisar referências, montar diretrizes e orçar algo dentro das possibilidades da família.
Áreas de convivência
Um dos maiores desejos entre os clientes é ter um local onde eles possam receber convidados para confraternizar e aproveitar seu tempo com pessoas queridas. Por isso, investir em áreas de convivência, mesmo que pequenas, pode fazer toda a diferença no seu projeto e, mais ainda, na vida do cliente.
Isso fortalece seu profissionalismo, garantindo mais visibilidade no mercado e auxiliando no seu crescimento. Embora seja uma grande tendência, ainda existem algumas dúvidas sobre como inserir essas áreas no projeto de reforma de casa.
Para ajudá-lo nessa missão, separamos abaixo dois espaços fundamentais, que permitem a criação de ambientes amigáveis de confraternização e relaxamento.
Espaços gourmet
Cada vez mais os espaços gourmet ganham destaque nas grandes obras e reformas. Eficientes para transformar qualquer ambiente, essas áreas garantem versatilidade no dia a dia, além de proporcionar momentos agradáveis para o seu cliente.
Via de regra, essas áreas são criadas em conjunto com a churrasqueira, permitindo a otimização de espaço e uma decoração integrativa. Ainda, elas podem ser anexados ao jardim, piscina, edícula, varanda e cozinha, dependendo da metragem quadrada da casa e dos gostos da família.
A dica aqui é analisar algum espaço que não está sendo utilizado na residência e transformá-lo em uma área gourmet, inserindo uma churrasqueira — pré-moldada, elétrica, portátil, parrilla etc. —, assim como uma copa pequena e funcional para auxiliar no preparo dos alimentos, com balcões, armários, mesas e cadeiras organizadas a fim de auxiliar a movimentação.
Espaços com lareira
Além da área gourmet, outra tendência que está aparecendo nas grandes reformas são as lareiras. Capazes de modificar o seu projeto, deixando-o sofisticado e elegante, esse elemento traz versatilidade e cria um espaço perfeito para conversar com os amigos e ter um momento relaxante após um dia corrido.
Para montar um ambiente perfeito, não é necessário construir um espaço exclusivo. Integrando a lareira com a sala de estar, você consegue criar um canto diferenciado e personalizado para o seu cliente, estimulando o aproveitamento de uma área que antes não era utilizada.
Equilíbrio e harmonização entre tendências
Por se tratar de uma reforma, é comum que o cliente deseje manter algumas decorações ou elementos estéticos que carregam certo afeto. Isso pode tanto auxiliar o seu trabalho quanto prejudicar o andamento do projeto, já que harmonizar diferentes tendências é um grande desafio.
Por isso, é fundamental manter uma conversa aberta com o cliente, analisando a melhor tendência a ser seguida e, então, criar estratégias de harmonização como: utilizar cores análogas e complementares, combinar texturas e revestimentos, e investir em técnicas de decoração e otimização de espaço.
Desenvolver um projeto de reforma de casa não é uma tarefa simples. Exige foco, determinação e um bom trabalho para garantir qualidade de vida e bem-estar para o seu cliente. Por isso, lembre-se de investir no planejamento e organização da obra, espaços de convivência e alinhamento entre tendências.
E aí, gostou do nosso artigo? Que tal continuar a sua leitura e conhecer um pouco mais sobre os tipos de churrasqueira para inserir no espaço gourmet do seu projeto? Confira!