Desconsidere o fato que estamos em um país tropical: muitas regiões do Brasil passam por períodos bem frios. É aí que entra a participação da lareira em ambientes internos. Além de promover um clima agradável dentro de casa, o fogo causa relaxamento e oferta uma imagem super aconchegante ao local decorado.
O mercado atual apresenta diversos tipos e modelos desse item. Veja as principais versões e confira algumas dicas sobre como incluir a lareira interna nos seus projetos!
Quais os tipos de lareiras internas mais indicados?
Que existem muitos tipos, a gente já falou, mas qual é o mais indicado para o seu projeto? Algumas lareiras se apresentam de forma clássica e discreta, outras de forma moderna e inovadora. Basta analisar o objetivo do seu cliente ao decorar a casa para decidir o modelo perfeito.
Independente do estilo decorativo do projeto em questão, a lareira interna é sempre uma boa escolha! Apenas se certifique de que o ar de conforto tão desejado no projeto será facilmente alcançado com o uso deste item.
A lenha
Seu cliente busca um estilo clássico de decoração e não abre mão do conforto? Sugira anexar ao projeto uma lareira movida à lenha! Feitas geralmente de alvenaria, metal ou concreto, elas exigem mão de obra especializada para serem construídas e instaladas; e também necessitam de chaminé para funcionar.
Além do calor e do belo visual, os estalos do fogo também são muito relaxantes, não é verdade?
A gás
O título já deixa claro: esse modelo utiliza gás para funcionar. Por esse motivo, não produz fumaça e, portanto, não exige instalação de duto de ventilação. Caso seu cliente escolha anexar ao ambiente uma lareira com funcionamento a gás, vai adquirir um item decorativo com charme totalmente inovador.
Nesse nicho, há dois modelos que podem ser escolhidos:
-
com pedras vulcânicas colocadas sobre os queimadores;
-
com lenhas de cerâmica refratária.
Os dois modos têm ótimo rendimento acerca da temperatura, retendo o calor de forma excelente e propagando o ar quente por todo o ambiente. Uma desvantagem a ser considerada é que, na ausência do gás, a peça se torna totalmente inutilizável.
Ecológica
Utilizando álcool 92,8° como combustível, essa é uma versão de lareira interna que não necessita de grandes instalações ou de uma chaminé. É perfeita para quem não abre mão da presença do fogo, mas não quer passar por uma reforma considerável na casa.
Sugira o modelo de lareira ecológica para aquele seu cliente que preza por praticidade acima de tudo! Lembre-se de atentá-lo ao fato de que é necessário manter uma janela aberta para o bom funcionamento do item, pois o fogo necessita de oxigênio para se manter aceso.
Elétrica
Outro modelo perfeito para os que gostam de funcionalidade e simplicidade no momento da instalação. Lareiras elétricas não exigem cuidados especiais como limpeza ou reposição de combustíveis, basta acionar um botão através do controle remoto e pronto: ambiente quentinho!
Algo que se deve considerar é o consumo de energia: quanto maior a potência do aparelho, maior será o aumento da fatura da luz do seu cliente.
Quais pontos devo considerar ao incluir uma lareira nos projetos?
Viu como lareiras internas combinam com todos os perfis de clientes? Um ambiente aconchegante é o desejo de todos e a instalação do item pode facilitar o processo para deixar tudo mais convidativo e aconchegante. No entanto, alguns pontos precisam ser considerados antes de anexá-las ao projeto. Conheça os mais relevantes:
-
ventilação: considerar a necessidade da presença de dutos de ventilação é crucial. Caso não haja como instalar uma chaminé no ambiente, o ideal é escolher uma opção que não exija a ferramenta;
-
fonte de energia: lenha, álcool, luz e gás, há diversas formas de ligar a lareira e, como vimos, as versões são muito diferentes entre si. Considere o perfil do cliente para indicar o modelo perfeito;
-
aquecimento desejado: cada modelo apresenta intensidades diferentes de calor. Nesse caso, também é necessário avaliar o desejo do cliente para indicar a melhor versão.
Uma lareira interna é sinônimo de elegância e sofisticação na casa do seu cliente. Vale a pena incorporar essa ideia nos projetos!
Compartilhe esse post nas suas redes sociais e veja qual é o modelo preferido dos seus amigos!