Um forno de pizza em casa é o sonho de muita gente. Além de poder fazer suas próprias pizzas, o equipamento pode dar um tchan na área gourmet ou na varanda.
Uma característica essencial desses fornos é que eles são construídos em formato de iglu, porque a forma de abóboda é que garante a circulação uniforme do calor. Um outro aspecto diz respeito aos materiais utilizados, que devem ser isolantes térmicos e resistentes ao calor, para garantir a durabilidade da peça.
Mas a maior dúvida é mesmo sobre a chaminé: onde instalá-la? Neste texto vamos analisar alguns pontos importantes que precisam ser levados em conta na hora de arquitetar um forno de pizza. Confira!
O tubo da chaminé
O forno pode chegar a uma temperatura de até 400ºC no seu interior. É dever do equipamento prender o calor, senão a pizza não assa. No entanto, uma hora ele precisa ser liberado, porque se não for, o calor pode sair pela abertura do forno, o que pode criar problemas na estrutura e até provocar queimaduras no pizzaiolo.
Nos fornos pré moldados, o buraco de instalação da chaminé já vem no tamanho exato para posterior colocação. A chaminé normalmente é feita com um cano de inox de 14 cm de diâmetro, e a escolha do inox é relevante pois é um material que suporta bem altas temperaturas e não vai fundir, amassar ou ceder.
No caso da construção de um forno, o melhor lugar para a chaminé é na frente do forno. Como o fogo fica na parte de trás e a pizza é assada no meio do forno, posicionando a chaminé na parte dianteira você garante que o calor seja mais aproveitado.
A posição na casa
O forno de pizza pode ser construído tanto em ambientes internos quanto externos, mas algumas coisas devem ser observadas em cada caso. Em um ambiente interno, como a cozinha, por exemplo, o projeto deve certificar que haja espaço de circulação e que isso garanta a segurança de quem mexe com o forno. O entorno dele costuma ficar muito quente e, portanto, o local não pode ser nada apertado.
Também é preciso prestar atenção nos eletrodomésticos que podem estar próximos ao forno. O ideal é que nada fique tão perto, já que o calor pode danificar equipamentos, como geladeira ou fogão. Também é preciso atentar para as paredes próximas, que elas sejam construídas de material resistente.
Já em uma área externa, como uma varanda gourmet, outros problemas surgem, como o vento. O forno nunca pode ser colocado de frente para o vento, pois a possibilidade da fumaça voltar é grande. O espaço de circulação também deve ser garantido, assim como a resistência dos materiais próximos.
Os acessórios essenciais
Mais detalhes precisam de atenção na hora de fazer a chaminé. O primeiro é a utilização de um damper, um instrumento de chapa que é acoplado à chaminé para a regulagem da temperatura e da fumaça, que na maioria das vezes já vem junto com o forno.
O outro é que, na maioria das vezes, a chaminé pede a instalação de um chapéu chinês na saída da chaminé. Esse equipamento é usado para que, em dias de chuva, a água não caia dentro do forno.
Também não se esqueça de comprar os acessórios necessários para manipulação da pizza no forno, como a pá de enfornar a massa, a pá de girar e o rastelo para mexer na brasa.
O mais importante na hora de instalar um forno de pizza é contratar uma empresa especializada, pois ele precisa ser construído seguindo todas as especificações para garantir o bom funcionamento e a segurança dos usuários.
E você, está pensando em construir um forno de pizza na sua casa? Comente aqui embaixo suas ideias e compartilhe suas experiências sobre o assunto!