Nada melhor que preparar um churrasco no final de semana para reunir os amigos e a família, não é mesmo? Para isso, é preciso espaço e uma boa churrasqueira; porém, como fazer churrasco no apartamento ou na varanda sem incomodar os vizinhos?
Uma das opções é utilizar a churrasqueira a gás, ideal principalmente para quem não tem uma varanda gourmet. Por isso, preparamos um miniguia com as principais informações sobre churrasqueira a gás para apartamento e quais seus impactos no projeto. Confira!
O que é churrasqueira a gás e quais seus benefícios
A churrasqueira a gás funciona de forma parecida com a elétrica e é uma das melhores opções quando o assunto é pouca fumaça e praticidade. Os modelos para apartamento utilizam gás GNV (distribuído por encanamento e conhecido como gás natural); por isso, devido à emissão de baixos teores tóxicos, não prejudicam o meio ambiente como os modelos em carvão.
Além do ponto de gás com uma válvula de pressão bem regulada, é necessária uma boa ventilação para que esse tipo de churrasqueira funcione adequadamente. Tratando-se de limpeza, a churrasqueira a gás é super prática. Você não se suja com o carvão, a gordura cai em um compartimento específico e não há a necessidade de ficar toda hora de olho nas brasas. Assim, é possível ter mais tempo com a família e os amigos.
As diferenças em relação aos outros modelos
Comparando a churrasqueira a gás com outros modelos, ela tem a capacidade de preparar rapidamente os alimentos, principalmente os modelos que funcionam com tecnologia de infravermelho; em poucos minutos, é possível atingir a temperatura ideal para preparar seu churrasco. Além disso, basta um simples botão para ligá-la.
É possível também obter um cozimento homogêneo em todos os alimentos que forem colocados na grelha, pois o calor se distribui igualmente. Além de carne, legumes, queijo e pão de alho, nesse tipo de churrasqueira é possível assar até mesmo pizza.
Será, no entanto, que a carne fica realmente boa como a feita na churrasqueira de carvão? A única diferença entre uma churrasqueira a gás e uma comum, por exemplo, é que nela não existirá aquele sabor defumado trazido pela fumaça do carvão. Em uma churrasqueira a gás, o sabor do alimento e dos temperos é acentuado.
Tipos de churrasqueira a gás e como escolher o melhor modelo
As churrasqueiras a gás podem ser encontradas nos modelos tradicionais, de balcão e de embutir; a maioria já vem com espetos.
Existem modelos portáteis, mas o mais comum é encontrá-los nos modelos de embutir. Se optar pelo modelo embutido, não se esqueça de prever a abertura da churrasqueira na bancada (para as horizontais) ou na parede (para as churrasqueiras verticais), ideal para quem não tem muito espaço.
Como incluir a churrasqueira a gás em seus projetos
Antes de tudo, não se esqueça de pensar na localização da churrasqueira. As áreas quentes (fogões e churrasqueira), precisam estar distantes das áreas frias (geladeiras, pia e freezer) para que os equipamentos funcionem de forma adequada. Tente também colocar a churrasqueira próxima a uma bancada para facilitar o preparo dos alimentos.
A superfície onde a churrasqueira será instalada deve ser plana, em um ambiente de boa ventilação e longe de produtos inflamáveis. Se o apartamento não tem varanda, a churrasqueira a gás pode perfeitamente ser colocada do lado de dentro. É importante lembrar que o uso de uma coifa é necessário para a retirada da fumaça do ambiente.
Se está procurando o melhor tipo de churrasqueira para apartamento acaba de encontrar! Para espaços grandes ou pequenos, na varanda ou em um espaço interno, hoje em dia todos conseguem fazer aquele churrasco para reunir os amigos e a família.
Se gostou do nosso post sobre churrasqueira a gás para apartamento, não deixe de conferir nossos outros produtos, temos experiência no mercado brasileiro de espaços gourmet e aquecimento de ambientes!