Assim que optam pela instalação da lareira ecológica em suas casas, muitos moradores se questionam a respeito da necessidade de o dispositivo ter de contar ou não com a presença de chaminés e/ou sistemas de exaustão. Em primeiro lugar, portanto, afirmamos que não. Isto é, ao implantar uma lareira movida a álcool/etanol em sua construção, saiba que esse tipo de dispositivo é caracterizado por não emitir qualquer espécie se fumaça.
De tal modo, a lareira ecológica pode vir a inclusive ser instalada na parte central da sala de estar sem que, em contrapartida, o espaço tenha de sofrer danos arquitetônicos e/ou estruturais propriamente ditos.
Aquecimento
Ao lado da teoria que questiona a necessidade dos sistemas de exaustão estarem diretamente acoplados às lareiras ecológicas, também existe a dúvida que pergunta se esse dispositivo também aquece, de fato, ou, por outro lado, serve apenas como um objeto decorativo.
Para esse questionamento, portanto, a resposta é que, em linhas gerais, a lareira a álcool se caracteriza por ser ainda mais eficiente (sobretudo em termos de aquecimento) que as tradicionais. O diferencial eu sustenta essa condição se explica justamente através do fato de que, para operarem normalmente, essas lareiras independem da presença de chaminés e/ou complexos de exaustão.
“O que devo fazer para que o aquecimento proporcionado por minha lareira ecológica seja o melhor possível?”
Questionamento de cerca de nove em cada dez compradores da lareira ecológica, a pergunta que levanta o que deve ser feito para que a lareira a álcool renda mais em termos de aquecimento possui uma única e exclusiva resposta: para que o aquecimento proposto pela lareira a álcool seja o melhor possível, o ambiente no qual o dispositivo está instalado não pode ser fechado de maneira absoluta.
Ainda nesse campo, cabe ressaltar que o fogo necessita de oxigênio para ser propagado. Quando em contato, ambas as substâncias (fogo e oxigênio) também se responsabilizam por promoverem uma maior renovação de ar no local em que se integram.
A lareira ecológica termina por se caracterizar por não oferecer qualquer tipo de risco à saúde humana
Ao não ofertar qualquer tipo de dano ou risco à saúde humana, a lareira ecológica se habilita a ser instalada em todo e qualquer espaço residencial e, por que não, corporativo.
O que baseia tal condição se justifica através do fato de que a combustão do álcool gera – em pequena quantidade, é bem verdade – apenas vapor d’água e dióxido de carbono. De tal modo, a saúde humana não se prejudica ou se coloca em risco sob quaisquer aspectos.