Para construir e consolidar um nome forte em qualquer mercado, hoje, é essencial investir em marketing de qualidade. Não seria diferente em se tratando de marketing para arquitetos. Seja para conquistar clientes ou parceiros ou divulgar apropriadamente seu trabalho, é fundamental saber dispor das melhores estratégias disponíveis no momento certo.
Por isso, elencamos 5 dicas de marketing para arquitetos, a fim de que você alavanque o seu negócio ou avalie suas estratégias atuais. Achou interessante? Então, acompanhe!
1. Mostre seu trabalho online
Independentemente do ramo de negócio, a internet oferece uma gama de possibilidades na área de marketing, permitindo a aplicação de boas estratégias de forma simples e barata. Como muitas pessoas recorrem a esse meio para encontrar ou procurar mais informações sobre uma empresa ou serviço, é primordial que você possua uma boa vitrine do seu trabalho na internet.
Portanto, invista em um bom portfólio online, para que os possíveis clientes vejam a qualidade do seu serviço. Também mantenha suas redes sociais atualizadas tanto para mostrar a atividade do negócio quanto para fazer delas um canal de comunicação com novos, antigos e possíveis clientes.
2. Produza conteúdo direcionado ao seu público
Como dissemos, as redes sociais precisam estar atualizadas e não basta apenas compartilhar, por exemplo, resultados dos novos serviços realizados ou conteúdos de outras fontes que mostrem a importância do seu trabalho. Produzir conteúdo próprio é um ponto importantíssimo.
É desse modo que você mantém seus clientes informados sobre aquilo que é de interesse deles quando se trata do seu trabalho, demonstra sua perícia no assunto e se consolida como uma importante referência, atraindo ainda mais clientes. Mas, para isso, você precisa estudar e conhecer bem o público com quem deseja conversar.
3. Constitua canais de distribuição
Além do conteúdo de qualidade, é fundamental que você tenha canais de distribuição para ele, pois precisa fazê-lo chegar até o público. Como já mencionamos, as redes sociais são uma forma de compartilhar esse conteúdo, ao mesmo tempo em que você as mantêm atualizadas.
Entretanto, é necessário investir em outros canais, nos quais você possa diversificar o conteúdo em termos de formato e profundidade (constituindo uma estratégia mais completa), bem como aumentar as possibilidades de contato com a sua audiência. No caso, lembre-se de que também é preciso conhecer seu público e saber onde ele está, quais canais acessa e quem tem o perfil do seu negócio.
4. Ofereça soluções para os problemas dos clientes
Quando pensam em um projeto arquitetônico, muitos clientes podem ter dificuldade de enxergar, na prática, os benefícios de se investir nele. Dessa forma, é imprescindível que você saiba, no seu conteúdo, demonstrar como seu trabalho é capaz de oferecer soluções para o cotidiano do cliente.
Quer um exemplo? Imagine que um empresário que trabalha muito e tem pouco tempo para lazer está em busca de uma reforma para sua casa. Uma das queixas recorrentes da família dele é que, no tempo livre, ele não está disposto a sair para se divertir. Oferecendo o diferencial de uma churrasqueira em seu projeto, você oferece a solução para que ele tenha lazer com família e amigos sem sair de casa.
5. Frequente e promova eventos e palestras
Em qualquer área de atuação, uma das principais maneiras de se manter atualizado e fazer contatos é participar dos eventos do ramo. Na arquitetura não é diferente. Neles, você pode conhecer as novidades do mercado, estabelecer parcerias, se especializar ainda mais e divulgar seu trabalho.
Além disso, também procure promover e frequentar eventos que proporcionem o contato com clientes. Essa é mais uma forma de mostrar sua perícia, porém mais próximo daqueles que realmente fazem seu negócio.
Para fazer sua carreira deslanchar, busque sempre algum diferencial para se destacar no mercado e conte também com parceiros que ajudem você a realizar um trabalho impecável. E com essas dicas de marketing para arquitetos, certamente suas chances de alcançar mais pessoas serão muito maiores.
Gostou deste post? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos interessantes para seu negócio!