Não pense que o estilo rústico resume-se aos sítios e às casas interioranas. Essa forma de decorar combina muito bem com o movimento da cidade! Adotar o rústico nos projetos é sinônimo de conforto e aconchego para os seus clientes.
Preparamos um miniguia para você conhecer mais do estilo e saber como projetar uma bela cozinha rústica. Confira e surpreenda-se!
Montando uma cozinha rústica
É claro que os momentos vividos em sítios e fazendas são marcantes. Que tal fazer os seus clientes resgatá-los e construir novas histórias especiais dentro das suas próprias casas?
O estilo campestre ou “da fazenda” pode ser facilmente adotado nas cozinhas de apartamentos ou casas urbanas. Basta utilizar objetos coerentes e aplicar as dicas que apresentaremos agora!
Use muita madeira e ferro
Esses dois elementos estavam sempre presentes nos ambientes antigamente. Em projetos como esses, o mais indicado é utilizar móveis de madeira crua, o que remeterá aos convidados e até mesmo aos moradores uma sensação de bem-estar ligada à natureza.
O ferro, por sua vez, deve ganhar espaço nos detalhes da cozinha planejada: puxadores do armário, fogões, fornos a lenha e belas panelas feitas do material. Utensílios domésticos de ferro antigos ganham muito valor decorativo e oferecem muito charme à cozinha.
É importante atentar-se ao tratamento prévio desses dois elementos, já que tanto a madeira quanto o ferro comportam-se mal na presença da umidade — fator muito presente nas cozinhas.
Busque móveis de madeira com pouco tratamento
Armários de pátina ou com acabamento estilo “demolição” são muito importantes na construção de uma cozinha rústica. Eles agregam a simplicidade ao projeto, característica imprescindível do estilo.
Apesar de serem belos, você deve prestar atenção quando for encaixar esses acabamentos. Resuma-os em lugares que não estejam em contato direto com água ou alimentos, justamente por serem porosos.
Atente às cores e aos elementos decorativos
Em projetos com estilo rústico, você deve dar preferência às cores terrosas. Marrom, terracota e bege são perfeitas para cozinhas assim. Mas não é necessário que tudo se resuma a essas cores: arrisque-se e inclua cores vibrantes, como azul, amarelo e vermelho.
Como falamos no início deste post, o rústico remete diretamente à fazenda e a lugares de natureza. Por isso, no momento de decorar a cozinha, vale conectar-se a esses cenários: pedrinhas, tecidos e vasos com plantas darão um toque super especial ao projeto.
Não se esqueça de equipar o ambiente com fogões e fornos a lenha
Não há casa no sítio que não tenha o seu bom e velho fogão a lenha. Em cozinhas projetadas por você, que tal anexar itens movidos à madeira? Em casos assim, os itens não precisam ser velhos! O mercado atual oferece diversos modelos de fogões e fornos movidos a lenha que encaixam com todos os perfis de clientes.
Além do charme proporcionado por esses elementos, o calor e os estalos advindos da queima das lenhas farão com que os moradores da casa sintam-se extremamente aconchegados e, dessa forma, construam diversas memórias agradáveis.
Projetos como esses têm grandes chances de serem incríveis. Sugira esse estilo para seus clientes. Com certeza, tendo uma cozinha rústica em casa, construirão histórias maravilhosas e farão receitas especiais.
Gostou das nossas dicas? Siga-nos no Facebook e acompanhe diversos posts preparados especialmente para você!