Não há limites para o conhecimento em churrasco e cortes de carne. A cada dia uma nova técnica ou dica pode ser aprendida ou repassada. Quanto mais informações, melhor.
Reunimos aqui algumas dicas básicas, mas que são indispensáveis para um churrasco delicioso. Além de saber escolher os cortes de carne, é preciso também conhecer suas características para prepará-los do melhor modo.
Picanha: a queridinha
Se comparada às tradições gaúchas, referência em churrasco no País, a picanha não é a carne preferida nem de longe. Porém, ela caiu no gosto popular em diversas outras regiões.
Por ser rica em gordura, quando assada como churrasco fica suculenta e saborosa. Seu segredo é sempre manter uma capa de gordura que varia entre 1 centímetro e 1,2 centímetros. Isso vai garantir que a carne fique macia.
Assim como outros cortes de carne, para preparar inteira, é aconselhável não furar a peça com o garfo para que as fibras não endureçam. Se preferir, pode cortar de comprido para fazer bifes ou fatiar em medalhões de três a quatro dedos de espessura para assar no espeto.
Fraldinha: atenção aos cortes de carne
Nesse caso, os cortes de carne determinam o sucesso do seu preparo. A fraldinha, diferente de outras carnes, pede atenção especial não somente no corte antes de assar, mas também ao servir.
Para conseguir uma carne macia e saborosa, quando for temperar é preciso fazer os cortes no sentido da fibra, respeitando o veio da carne. Na hora de colocar à mesa, no entanto, o ideal é cortar no sentido oposto à fibra.
Todos esses cuidados são garantia de cortes de carne mais macios e suculentos.
Costela: delícia demorada
Se sua intenção for preparar uma boa costela, é melhor separar algumas boas horas para a tarefa. O tempo de cozimento desse tipo de cortes de carne é bem superior a qualquer outro já citado nesses exemplos.
É possível estimar em média uma hora de cozimento para cada um quilo de carne caso seja preparada com brasa alta e embrulhada em papel alumínio. A grande dica nesse caso é sempre deixar a parte dos ossos para baixo na grelha. Isso vai ajudar a não queimar a parte de cima, amaciar a carne e deixá-la ainda mais saborosa.
Alcatra: opção magra
Entre todos os cortes de carne, a alcatra se destaca por ser uma carne magra e de fácil digestão. Para o churrasco, seu corte pode se preparado tanto em uma peça inteira ou fatiada em bifes. Por ser uma carne magra, esses bifes não podem ser muito finos, caso contrário ficarão secos e sem sabor. É mais macia que o coxão mole por possuir fibras curtas e ser ideal também para grelhados e picadinhos.
Espeto ou grelha: eis a questão!
É possível afirmar que a escolha entre o espeto e a grelha é quase intuitiva. Obviamente, é preciso observar bem em qual deles os cortes de carne ficam melhores posicionados. É preciso que todos os lados da carne recebem calor de maneira igual e adequada.
Há alguns cortes que podem ficar melhores nos espetos. A grelha é mais indicada para peças com menor espessura e pedaços menores. Leve em consideração também o peso dos cortes de carne antes de fazer essa escolha.
Quer saber sobre cortes de carne e outras dicas para churrasco? Consulte nosso blog e fique por dentro dessas e outras informações.