Reunir a família e os amigos para um belo churrasco é um dos programas preferidos de muita gente. Para otimizar esses momentos especiais, muitas pessoas estão elegendo projetos que contemplam uma convidativa área gourmet em casa. Na hora de acender a churrasqueira, entretanto, vêm as dúvidas: como calcular a quantidade de carne e de bebidas e qual será o consumo de carvão para churrasqueira?
Para acertar nessa jornada, é preciso levar vários fatores em consideração. Isso vai depender do tipo de carne a ser assada, do clima, da qualidade do carvão, entre outras coisas.
Quer economizar e conservar a churrasqueira para garantir muitos churrascos com a turma? Confira, então, as nossas informações e saiba qual é o consumo ideal de carvão!
A maneira correta de uso do carvão
O carvão deve ser de boa qualidade e de preferência ter pedaços grandes e homogêneos para facilitar a circulação do ar. Essas características fazem com que o produto renda mais e exale menos fumaça. É importante retirar as cinzas da churrasqueira todas as vezes que ela for usada.
As brasas não devem ficar muito próximas das carnes, portanto, o carvão deve ser incorporado na quantidade certa. O excesso pode produzir chamas altas e levar ao superaquecimento, queimando os alimentos e aumentando o consumo.
Outra atitude a ser evitada é a extinção das chamas jogando água. Afinal, o choque térmico pode danificar as peças e o acabamento da churrasqueira.
A quantidade de carvão
Geralmente, são necessários 2 sacos de 3 quilogramas de carvão a cada dez pessoas. Alguns tipos de carne, como a costela bovina demoram mais tempo para cozinhar gastando mais.
Outra questão que influencia no consumo do carvão é a temperatura ambiente, já que em clima muito frio o gasto de carvão é maior para manter a churrasqueira aquecida.
Como usar o carvão para fazer churrasco em casa
Existem algumas maneiras de acender a churrasqueira a carvão. O acendimento pode ser feito, por exemplo, usando um pão sem miolo, recheado com álcool em gel. Após a combustão, o carvão é incorporado aos pouco. A vantagem é que o fogo se propaga rapidamente e a desvantagem é a necessidade de abanar até o acendimento total.
Já no modelo vulcão, um rolo de papel é embebido com álcool em gel ou óleo vegetal e colocado no centro da churrasqueira. Após o acendimento, o carvão é agregado aos poucos. A vantagem é que o fogo dura mais tempo, ajudando a formação das brasas, mas gera fumaça e cinza tóxica.
Qual é o melhor tipo de churrasqueira
A indústria vem oferecendo modernos modelos a gás, a carvão e elétricos em variados tamanhos. Existem alguns modelos com tampa (chamadas a bafo) que aceleram a cocção e retêm a fumaça em seu interior. Algumas churrasqueiras a gás são forradas com pedras vulcânicas, que prometem incorporar o aroma de defumado à carne.
Para saber qual tipo de churrasqueira escolher, é necessário observar o tamanho e a ventilação natural do local onde a churrasqueira será instalada, além das preferências dos consumidores. Confira algumas características de cada tipo de churrasqueira!
- Churrasqueira a gás — rapidez de aquecimento, segurança de acendimento (seguidas todas as recomendações do fabricante) e praticidade de limpeza, pois a fumaça pode ser minimizada com um exaustor;
- churrasqueira elétrica — rapidez de aquecimento, praticidade de limpeza e mínima emissão de fumaça, sendo ótima para espaços fechados. Requer atenção para evitar choque elétrico e curto-circuito;
- churrasqueira a carvão — é econômica e, geralmente, bem resistente, além de agregar um delicioso sabor defumado aos alimentos. Por conta da quantidade de fumaça é apropriada para ambientes mais abertos.
Agora você já sabe como impressionar com o seu talento de churrasqueiro. E quem trabalha na área de engenharia e arquitetura também deve ficar atento aos detalhes de cada equipamento para escolher o ideal para cada projeto.
A incrementação da área gourmet com a instalação de fornos, churrasqueiras, e exaustores modernos e eficientes fará a diferença. Assim, você conquistará a clientela, aliando beleza, conforto e funcionalidade.
Gostou de conhecer alguns itens relacionados ao churrasco e aprender sobre o consumo de carvão para churrasqueira? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de soluções contemporâneas e funcionais para as residências e as corporações!