A facilidade de preparar um churrasco apenas apertando um botão tem conquistado muita gente que procura praticidade por um preço justo. Escolhidas para por aqueles que gostariam de ter um espaço gourmet em seu apartamento ou casa, as churrasqueiras a gás acabaram caindo no gosto popular. Conheça alguns modelos e suas vantagens.
Churrasqueiras a gás e segurança
É comum muita gente questionar a segurança desses aparelhos para sacadas de apartamentos. A ideia de manter um botijão de gás nesse espaço não agrada a todos. Em São Paulo, por exemplo, há uma lei que não permite botijões de gás dentro de edifícios. Todo gás deve ser encanado para garantir que explosões e outros transtornos não ocorram.
A mesma regra vale para as churrasqueiras a gás, obviamente, que necessitam de ligação de gás encanado para serem utilizadas. Esse trâmite garante mais segurança e apenas pode ser realizado por uma equipe especializada. Geralmente, a própria fornecedora de gás ou da churrasqueira presta esse serviço. Antes de comprar, certifique-se que é possível fazer essa instalação no seu espaço e no seu modelo de churrasqueira escolhido. Em geral, a maioria dos modelos vendidos não vem adaptado para o gás encanado, por isso, é preciso pedir que isso seja alterado antes da compra.
1. Churrasqueiras a gás com espetos rotativos
Já pensou em ligar sua churrasqueira com apenas um toque e deixar a carne lá assando por inteiro sem se preocupar? Isso é perfeitamente possível com as churrasqueiras a gás com espetos rotativos.
Disponível em modelos com quatro ou seis espetos, a escolha se dá conforme o espaço de sua varanda ou cozinha gourmet. Diferente da churrasqueira a carvão, que deixa alguns pontos com diferentes temperaturas, as churrasqueiras a gás permitem que o calor se dissipe de maneira uniforme, garantindo que a carne também asse de maneira homogênea.
Os espetos rotativos aceleram ainda mais esse processo, sem que você precise ficar monitorando ou virando as carnes.
2. Churrasqueiras de embutir ou não
Entre as facilidades, é possível encontrar opções de churrasqueiras a gás de embutir ou portáveis. Escolher qual mais se adequa a sua realidade é uma das vantagens.
As portáteis são ideais para aqueles que não possuem espaço o bastante e pretendem utilizar a churrasqueira apenas em ocasiões muito especiais.
Já que não necessitam embutir e possuem base de ferro, podem ser acomodadas em locais que não permitam a construção de alvenaria ao seu redor, representando também uma economia no orçamento.
Já as de embutir são destinadas para quem quer fazer da churrasqueira um dos atrativos do espaço. Os preços não são muito discrepantes entre si, basta pesquisar e ver qual a melhor se adequa a sua vontade.
3. Churrasqueiras de uma ou duas galerias
As galerias podem ser as prateleiras ou as separações entre os espetos. Podemos ilustrar como “andares” dentro do aparelho. A escolha vai depender de quantas pessoas o anfitrião pretende receber e servir em cada evento. Isso vai ajudar a dimensionar qual seria o modelo mais adequado para o perfil.
A quantidade de galerias em geral não altera o tamanho da profundidade ou da largura da churrasqueira, por isso, nem sempre é preciso um espaço maior para instalá-la, desde que a altura esteja de acordo.
Quer saber outras vantagens das churrasqueiras a gás para espaços gourmet e outras dicas de projetos? Confira nosso outro artigo.