Ao planejar o espaço da sua churrasqueira, é importante que você pense em todos os detalhes para tornar esse espaço único e atraente. Como é um investimento a longo prazo, você precisa estar certo de que escolheu todos os detalhes corretamente, para que fique do jeito que você realmente goste.
Um dos detalhes mais importantes é avaliar o revestimento da churrasqueira que será utilizado. Confira quatro dicas para não errar na hora de decidir:
-
Revestimento da churrasqueira deve ter resistência ao calor ou isolamento térmico
Um detalhe fundamental que deve ser visto em primeiro lugar é que o revestimento da churrasqueira deve ter resistência ao calor. Caso não tenha, o correto é fazer um isolamento térmico que é muito simples e seguro, permitindo até um revestimento em marcenaria. Como a churrasqueira fica constantemente submetida ao calor gerado pela brasa, o material precisa suportar essas altas temperaturas por tempo suficiente, de forma a não deteriorar nem a curto, nem a longo prazo.
2. Pense na estética a longo prazo
Você deve pensar que o planejamento do revestimento da churrasqueira deve considerar se o material fica esteticamente bonito a longo prazo. Por exemplo, em alguns casos, os revestimentos de tijolos costumam escurecer com o tempo, o que pode acabar destoando da decoração que você escolheu para o local da churrasqueira. Além disso, pode acabar ficando esteticamente feio com o passar do tempo.
Por isso escolha materiais que, com o passar do tempo, não fiquem feios ou acabem se deteriorando, fazendo com que você tenha que trocá-lo em curto prazo.
3. Pense no estilo do espaço que está construindo
Ao definir o tipo de revestimento da churrasqueira que irá usar, é importante que você considere também o estilo do espaço que está criando. Por exemplo, se você está fazendo um local mais rústico, a decoração com tijolos pode ser a mais adequada; já caso você esteja planejando algo mais sofisticado, talvez uma decoração com granito ou mármore pode parecer mais adequado.
O importante é que ao fazer o projeto da sua churrasqueira, você pense em conciliar os estilos semelhantes para que fique um local harmonioso. Caso contrário, o conflito de estilos poderá causar desconforto e não ficará tão bonito também.
4. Local aberto ou fechado
Para decidir o material, também é importante que você tenha consciência se o espaço da churrasqueira ficará em local aberto ou fechado. Caso fique em lugar aberto, por exemplo, você deve considerar que o material do revestimento da churrasqueira ficará exposto à ação do sol, vento e chuva e, se ele não tiver resistência as intempéries, poderá estragar facilmente. Por isso o local onde a churrasqueira será instalada deve ser levado em consideração na hora de escolher o tipo de material que será utilizado.
Além do revestimento da churrasqueira, é importante que você se atente a detalhes como, por exemplo, a decoração do lugar, o modelo de churrasqueira que irá comprar, se irá transformar esse espaço em um espaço gourmet, como ficará a disposição do espaço, etc. Para isso, é importante que você faça um projeto completo para ter certeza de que esse será um espaço perfeito, sem problemas, para que você, seus amigos e sua família possam aproveitar ao máximo.
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Conte para nós nos comentários!