Está pensando em equipar a sua área externa e transformá-la em um espaço gourmet? Saiba que o foco principal desse ambiente é a preparação da comida e, por isso, é importante conhecer os tipos de forno que existem no mercado para fazer a escolha certa.
Nesse momento, você precisa observar, basicamente, três aspectos: estilo de decoração, local onde o forno será instalado e qual o objetivo dos donos da casa: se a ideia é preparar qualquer alimento, refeições mais ou menos rápidas, menu degustação etc.
Portanto, conheça, agora, 3 tipos de fornos e decida qual o melhor para o seu projeto!
1. Forno a lenha
O forno a lenha é um dos equipamentos mais antigos que existem. Porém, permanece até hoje e é visto, por exemplo, em muitas pizzarias, dando um sabor diferenciado às refeições.
Ele consegue assar alimentos de forma extremamente rápida, pois a temperatura interna pode chegar a 400 graus ou até mais. Seu formato de iglu faz com que o calor seja distribuído uniformemente e que o alimento asse por inteiro.
Em geral, o forno a lenha é feito de tijolos refratários, argamassa ou barro e tem uma aparência rústica que combina com decorações que tenham o mesmo estilo. Porém, pode se adequar a qualquer decoração, ganhando uma roupagem mais sofisticada, com revestimento em pedras, ferro ou uma pintura diferente, por exemplo.
Para ter um forno desses em casa, os moradores precisarão ter um espaço para o armazenamento da lenha, que seja protegido da chuva e da umidade. Além disso, deverão ficar atentos na hora de comprar a lenha, pois ela deve ser certificada como madeira de reflorestamento.
2. Forno a gás
O forno a gás é o mais comum nos lares brasileiros, pois não requer muito espaço e é de fácil instalação. Ele não assa tão rápido quanto o forno a lenha, mas não necessita ser aceso com antecedência.
Proporciona maior controle sobre o cozimento, pois a chama pode ser regulada. Ele pode vir acoplado no fogão ou ser usado separadamente, em cooktops, que são muito utilizados na decoração contemporânea.
Necessitam de um botijão ou de um encanamento de gás de cozinha. Mas podem ser instalados tanto na área interna quanto na externa, desde que fiquem bem protegidos da chuva.
3. Forno elétrico
O forno elétrico proporciona um controle ainda maior da cocção, pois tem diversas regulagens de temperatura. Geralmente é portátil e pode ser levado da cozinha para a área externa sem grande esforço.
Precisa, é claro, de energia elétrica para funcionar. Portanto, dependendo da estrutura existente na área externa, isso pode ser um dificultador.
Assim como o forno a gás, deve ficar protegido da ação do clima, para não enferrujar e estragar. Outra desvantagem é o consumo, já que a energia elétrica representa um custo mais alto que o gás ou a lenha.
Combina com cozinhas modernas e contemporâneas. Tem versões em inox que fazem uma boa composição com o mármore e o granito em tons escuros.
Esses foram os tipos de forno oferecidos pelo mercado. Qual o ideal para o seu projeto de espaço gourmet? Isso depende do local, se é aberto ou parcialmente fechado, do estilo de decoração, entre outras coisas. Analise bem as opções!
Quer conhecer modelos de fornos a lenha, churrasqueiras, lareiras e outros produtos para a área externa? Então, visite o nosso site.