Charme, sofisticação e muita história para contar: é disso que estamos falando quando a tratamos de decoração vintage!
Usar a estética do passado para decorar ambientes atuais é tendência e todo mundo sabe disso, portanto, não pense que utilizar itens do século passado implica em um cenário com cara de tempo parado. Por outro lado, não basta usar objetos antigos para compor algo, de fato, vintage.
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas e itens vintage perfeitos para decorar os seus projetos com muito estilo. Continue lendo e confira!
O que é decoração vintage?
Basicamente, o que define um estilo de decoração como vintage é a utilização de objetos decorativos advindos de outros tempos — especialmente, entre os anos 20 e 60 do século passado.
O termo vem da língua inglesa e faz contextualização com o vinho — “vint” (safra de uva) e “age” (idade) — e com a famosa frase “quanto mais velho, mais valioso”. Isso justifica o preço das peças, que é um tanto mais elevado do que o das peças decorativas atuais ou retrô.
Inclusive, muitas pessoas confundem o vintage com o estilo retrô, porém, esses são estilos totalmente diferentes. O estilo vintage oferece sobriedade para o ambiente, enquanto o retrô oferta um ar lúdico e divertido. Além disso, as peças retrô costumam ser releituras de itens clássicos dos anos 60, 70 e 80.
Quais elementos vintage usar na decoração?
Obter estilo, sofisticação e uma bela identidade romântica dentro desse aspecto é muito mais fácil do que se pode imaginar. Tanto é que a decoração vintage já conquistou espaço em diversos projetos de arquitetos famosos ao redor do mundo.
A seguir, perceba os elementos que podem finalizar o seu projeto de maneira vintage:
1. Cores como rosa antigo, bege e ouro rosé
O clássico também mora na tabela de cores. Optando por utilizar cores sóbrias — como o bege, os tons pastéis, o rosa antigo e o ouro rosé — você acaba influenciando todo o décor e criando uma atmosfera sutil e mais romântica. Então, use as cores a favor do seu projeto!
2. Pisos de madeira
A ajuda das cores também entra na hora de escolher o piso para o cenário vintage ideal. Tons terrosos influenciam na sobriedade e elegância, por exemplo, enquanto a textura da madeira é um ótimo elemento para se associar a outras estampas.
3. Papel de parede floral
A estampa floral é a melhor opção para revestir as paredes no caso da decoração vintage. Inclusive, usar a criatividade e criar um mix de texturas pode facilitar a renovação do ambiente e proporcionar o ar antigo tão desejado em casos como esse.
4. Quadros característicos
A hora de decidir o que — e como — pendurar nas paredes é outro momento de prestar atenção na paleta de cores do cenário. Isso porque a correta escolha de imagens e molduras para os quadros faz com que a sala, o quarto ou qualquer outro ambiente a ser decorado ganhe a leveza e a romanticidade necessária. Lembre-se disso!
5. Fogões e fornos a lenha
Para proporcionar ao ambiente um visual ainda mais clássico e sensações aconchegantes para quem circula nele, instale lareiras, fogões e fornos movidos a lenha! Além do estilo, o seu calor permite que as pessoas fiquem mais unidas, proporcionando momentos incríveis com os amigos e família.
6. Peças de época
O toque final de um ambiente vintage está nas peças decorativas. Então, encontre itens encantadores para fechar a decoração com chave de ouro!
Peças de art nouveau, por exemplo, combinam bastante com o ar sóbrio do estilo vintage. Vindas de herança ou garimpadas em feiras ou lojas de antiguidades, o importante é que essas peças sejam originais da época, entre os anos 20 e 60.
Enfim, como vimos, a decoração vintage perfeita pode ser criada na sua casa, basta escolher os elementos corretos para o cenário. E agora, com estas dicas, tudo ficará mais fácil!
Então, gostou do post? Quais são os elementos essenciais para montar um ambiente vintage na sua opinião? Deixe o seu comentário!