Muitas pessoas desejam uma casa com lareira, afinal, trata-se de um equipamento que realiza diferentes e importantes funções. A principal delas é aquecer os ambientes em dias frios, garantindo o conforto térmico necessário nos meses de inverno. A presença das lareiras nas residências também agrega requinte e sofisticação, e existem modelos específicos para harmonizar com cada estilo decorativo.
Pensando nisso, trouxemos uma lista com 5 tipos de projetos para inspirar seus próximos trabalhos. Confira e saiba como incluir a lareira de maneira criativa nas casas!
1. Casa com lareira na varanda
A varanda como espaço gourmet é uma solução que continua em alta. Quanto mais equipada e adaptada às necessidades dos usuários, mais praticidade ela proporciona. Nesse sentido, além de investir em elementos comumente utilizados nesse tipo de projeto — fogão, forno, churrasqueira, frigobar —, é interessante incluir uma lareira.
A variedade de modelos disponíveis traz liberdade para adaptar o novo elemento ao local já decorado e mobiliado. Ou seja, além das versões de canto ou de parede, é possível adicionar uma lareira central. Ela costuma ser instalada exatamente no meio do ambiente, e ganha destaque pela sua posição ousada.
2. Como obra de arte
Já imaginou compor uma casa com lareira decorada? Pois essa é uma ótima solução para pessoas que desejam um toque de personalidade no local de moradia. A ideia é fazer com que o equipamento se integre a um painel, que pode ser customizado com cores, estampas ou revestimentos (azulejos, cerâmicas texturizadas, pastilhas etc).
Para esse tipo de projeto, um modelo de lareira elétrica pode ser uma excelente opção, visto que não libera chamas e, portanto, não causa danos ao material empregado no painel decorativo.
3. Forma rústica
O estilo campestre é ideal para agregar um toque de natureza a qualquer casa. Suas principais características incluem o uso de materiais naturais, móveis e objetos com acabamento rudimentar, iluminação indireta e, claro, muitas plantas.
Inclusive, o emprego do verde e de matérias-primas naturais está entre as principais tendências de decoração. Portanto, vale aproveitar a referência e criar uma lareira rústica — ela pode ser revestida com pedras de cortes irregulares ou estar integrada a uma coluna de tijolos aparentes, por exemplo.
4. Versão sustentável
A decoração sustentável vem ganhando espaço em muitas residências, e tem como princípios a simplicidade e a valorização de cada elemento. Os ambientes que seguem essa ideia costumam ter layouts otimizados e são ornamentados com produtos artesanais ou peças trabalhadas com reaproveitamento de materiais (tecidos, madeira de demolição etc).
Para complementar essa proposta, nada melhor do que uma bela lareira ecológica. Também chamada biolareira ou lareira a álcool, tem seu funcionamento por pressão e não exige a queima de lenha. Os modelos comercializados atualmente têm design inovador, o que permite compor espaços bonitos e, de quebra, reduzir as emissões de CO e CO².
5. Modelo contemporâneo
Um projeto com lareira também cai muito bem em ambientes contemporâneos. Como a decoração dessas áreas se baseia no uso de cores neutras e poucos acessórios, vale usar a criatividade para agregar toques de cor e personalidade.
Em uma sala inspirada no tema minimalista, por exemplo, pode ser interessante incluir uma lareira sobre um painel vermelho ou amarelo-vivo. Por outro lado, um ambiente com referência ao estilo industrial pede tons sóbrios, como o cinza, preto ou marrom. Nesse caso, uma lareira revestida com porcelanato em concreto é perfeita.
Gostou das possibilidades para decorar uma casa com lareira? Agora, aproveite as ideias que considerar relevantes para elaborar um projeto adequado e que agregue beleza, calor e aconchego para uma família inteira.
Se você acredita que este conteúdo pode ajudar outros profissionais da arquitetura, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!