O churrasco é praticamente uma instituição cultural brasileira, uma ocasião que muitas famílias e amigos adoram realizar. Afinal, nada melhor do que juntar pessoas queridas, boas conversas e comida gostosa.
Para se fazer um bom churrasco é necessária uma boa churrasqueira, obviamente. Porém, não é só isso: é necessário também certificar-se de ter o espaço e a infraestrutura adequados. Em outras palavras, é importante uma boa instalação. O improviso, nesses casos, pode ser perigoso.
Não subestime os riscos de uma instalação inadequada. Feita de forma correta, ela é segura e tem baixo risco de acidentes. Uma instalação de churrasqueira inadequada, no entanto, pode proporcionar riscos à sua segurança e à saúde.
Se você quer fazer um churrasco em casa que vai ser um sucesso, então confira nosso artigo para saber como garantir uma instalação de churrasqueira adequada.
1. A fumaça pode danificar sua casa e prejudicar a saúde
Nada substitui o sabor especial que a brasa confere a um bom churrasco. O carvão em chamas é o que faz do churrasco brasileiro famoso em todo o mundo; uma atração para turistas e um prazer para festas de família.
No entanto, a fumaça produzida pela queima do carvão pode ser prejudicial tanto à sua saúde quanto à sua casa, sem ventilação e exaustão adequadas. A fuligem da fumaça obstrui as vias respiratórias e o gás carbônico liberado pela combustão pode provocar asfixia em ambientes fechados.
Além dos riscos à saúde, o uso prolongado da churrasqueira sem a devida exaustão pode fazer com que a fumaça escape para o interior da casa, fazendo com que a fuligem manche as paredes — manchas que não saem com uma simples lavagem!
2. Pode provocar queimaduras, então atenção à instalação de churrasqueira
Todo mundo já ouviu histórias de queimaduras na churrasqueira, especialmente aquelas envolvendo álcool e outros produtos inflamáveis. Este é um assunto muito sério que não pode ser ignorado.
Um cuidado especial que deve ser tomado é com as crianças, que gostam de brincar com fogo. Sugerimos não deixar os pequenos ficarem perto da churrasqueira. Não basta apenas alertar e explicar; é preciso estar de olho.
Por ser um equipamento que usa altíssimas temperaturas, operar a churrasqueira requer cuidados especiais. Felizmente, com a instalação adequada, o risco pode ser drasticamente reduzido.
3. Pode fazer seu churrasco dar errado
Outro risco da instalação inadequada de uma churrasqueira, menos danoso, mas também recorrente e desagradável, é que o churrasco simplesmente não fique bom.
A instalação em um local com muito vento, por exemplo, pode tornar mais difícil acender o fogo e dispersar o calor, tornando mais demorado ou até impraticável assar devidamente os alimentos.
Como evitar todos esses riscos? Basta estar atento ao modo de operar e instalar a churrasqueira corretamente. Escolha um local arejado, equipado com bancada para preparação dos alimentos e uma pia para a limpeza dos utensílios de cozinha.
Além disso, é importantíssimo manter álcool e outros produtos inflamáveis longe da churrasqueira.
Para ter o melhor resultado, isto é, um churrasco gostoso e agradável, compatível com a estrutura da casa e seguro, recomendamos contratar uma empresa especialista em instalação de churrasqueira. Assim você pode conseguir exatamente o que precisa, sem preocupação.
Se você gostou dessas dicas, curta nossa página no Facebook para receber novidades e ofertas. Até a próxima!