Espaços nos quais os donos da casa podem interagir com os convidados enquanto preparam o jantar são cada vez mais comuns. Por isso, a decoração para varanda gourmet vem ganhando a atenção de arquitetos e decoradores.
Trata-se de uma área de lazer e convivência para quem valoriza a qualidade de vida e busca um refúgio onde o prazer de uma boa conversa e de uma refeição são o que importa.
Nesse ambiente tão desejado, todos os apetrechos necessários aos cozinheiros da casa devem estar presentes: churrasqueira, forno a lenha, lugar para todos os convidados se sentarem, adega, geladeira, etc.
Você sabe como decorar a varanda gourmet? Preparamos este conteúdo para ajudá-lo. Confira algumas dicas a seguir.
Opte por móveis planejados
Um lugar tão especial precisa ser perfeito e, para isso, os móveis têm que abrigar todos os utensílios que serão utilizados, proporcionar praticidade e conforto. Portanto, o ideal é planejá-los.
Mande construir os armários do tamanho ideal, com espaço para guardar copos, taças, pratos, talheres, espetos para churrasco e outros objetos que serão utilizados nesse ambiente.
Mesa, um bom balcão, cadeiras e/ou poltronas também devem ser bem pensados para garantir que os convidados ficarão bem acomodados.
Instale uma churrasqueira
A churrasqueira é item obrigatório em uma varanda gourmet, afinal, quem não gosta de reunir as pessoas queridas para um churrasco? A dúvida não é incluí-la ou não, mas qual o modelo mais indicado.
Existem desde as mais rústicas de alvenaria, que precisam de carvão, até as elétricas (a gás) e os grills, que evitam a fumaça. A terceira opção é ótima para apartamentos e espaços pequenos.
Entretanto, a escolha entre eles depende do estilo de decoração. Pesquise diversos modelos antes de se decidir.
Inclua plantas na decoração
Uma forma de deixar a varanda gourmet mais agradável ainda é incluir plantas na decoração. Elas alegram o ambiente e conferem frescor.
Distribua vasos e floreiras em locais estratégicos para que as plantas não atrapalhem a circulação e, ao mesmo tempo, sejam notadas. Elas podem estar em um jardim vertical, por exemplo.
Uma boa ideia é cultivar uma pequena horta com temperos que poderão ser colhidos na hora e utilizados por quem estiver cozinhando.
Integre a varanda e a sala
Os apartamentos estão cada vez menores, então, em muitos casos será necessário integrar a varanda gourmet à sala de estar ou de jantar. Mas isso não é um problema, basta incluir uma porta de correr de vidro, um biombo ou até mesmo vasos de plantas entre os ambientes para separá-los.
O ideal é fechar a varanda com vidros para deixá-la mais aconchegante e protegida da chuva e de climas extremamente frios ou quentes. Assim, é possível acender a lareira ou ligar o ar-condicionado durante o jantar caso seja necessário.
Escolha pisos e revestimentos adequados
Uma vez que o local será destinado ao preparo de alimentos e que haverá uma grande circulação de pessoas nele, escolha pisos e revestimentos fáceis de limpar. Pense na umidade também, pois esses itens não podem ser sensíveis a ela.
Além disso, combine-os com o estilo da decoração. Por exemplo, varandas rústicas combinam com madeira, cimento queimado, cerâmica e as mais sofisticadas ficam mais harmônicas com porcelanato e mármore, entre outros materiais.
Agora, a dica mais valiosa sobre a decoração para varanda gourmet: na hora de executar o projeto, busque fornecedores, produtos e profissionais confiáveis. Lembre-se de que o ambiente será um dos mais frequentados da sua casa.
O que você achou das nossas dicas? Deixe o seu comentário!