Se você é apaixonado pelo preparo de carnes, já deve ter se deparado com a seguinte questão: churrasqueira a carvão ou elétrica: qual é a melhor? A resposta para esta dúvida, no entanto, está na disponibilidade de seu espaço e no quanto você prioriza fatores como limpeza, praticidade, sabor e originalidade.
Para começo de conversa, ter uma churrasqueira não significa ter à disposição um espaço amplo ou exclusivo, já que os equipamentos portáteis evoluíram com o passar dos anos e estão cada vez mais adaptados aos ambientes. Aliás, nunca é demais frisar que, hoje em dia, a maciça maioria deles propaga pouca ou nenhuma sujeira/fumaça.
Assim, diversos modelos de churrasqueiras acabam podendo ser instalados em varandas, quintais e cozinhas desde que, é claro, estes ambientes tenham na boa ventilação uma de suas principais qualidades.
Paralelamente a isso, nunca é demais frisar que a churrasqueira moderna deve manter o calor produzido, condição esta que independe de o modelo ser movido a carvão, gás ou eletricidade.
A churrasqueira a carvão
A churrasqueira (ou assador) que é alimentada a carvão tem como principal destaque o fato de ‘requerer’ todo um ritual que busca tornar o momento do churrasco especial e altamente marcante. Através dela, a fumaça defuma a carne, o que naturalmente faz com que o churrasco fique muito bom em termos de sabor e originalidade.
Além de ser uma das prediletas dos churrasqueiros de plantão, a churrasqueira alimentada por carvão também consegue proporcionar um bom braseiro, além de uma queima mais rápida e facilitada do que a alimentada por lenha. Ambas, no entanto, costumam ser construídas por meio de corpos de aço esmaltado ou cerâmica. Grelhas robustas também costumam integrar o componente.
Churrasqueira elétrica
Prática ao extremo, a churrasqueira elétrica é perfeita àquelas pessoas que têm pouco espaço disponível para o preparo de carnes suculentas e saborosas. Isso porque, além de exigirem apenas um ponto de alimentação, as churrasqueiras elétricas também dispensam a saída de ar por praticamente não emitirem fumaça.
Ou seja, são justamente elas que são indicadas para apartamentos que não têm varandas gourmet, quando através de seus funcionamentos o calor é gerado por uma resistência inserida na própria churrasqueira. Por questões de segurança, a churrasqueira elétrica também deve ser inspecionada, verificada e ter comercialização autorizada pelo Inmetro.
E você? Ainda tem dúvidas com relação a que modelo de churrasqueira adquirir? Se sim, entre em contato com a Chauffage agora mesmo e compre a sua!