Aquele universo futurístico dos filmes de ficção científica, aos poucos, começa se tornar uma realidade para nós. Na arquitetura, por exemplo, as casas inteligentes são uma tendência a se observar, pois com o atual desenvolvimento tecnológico, há melhoras na qualidade de vida, conforto e, claro, na segurança.
Então, acompanhe o post de hoje para conhecer mais sobre essa novidade tecnológica que vai revolucionar os seus novos projetos.
O que são casas inteligentes?
A palavra-chave para entender as casas inteligentes é “automação”. Isso significa que as funções que você teria que fazer manualmente na sua casa, ganham um upgrade tecnológico para o controle à distância e automático utilizando, por exemplo, um celular. Incrível, não é?
E vale lembrar que as casas inteligentes não se resumem a ambientes residenciais, pois há muitas empresas aderindo a essa facilidade que traz mais conforto e segurança aos proprietários.
Como transformar uma casa normal em inteligente?
Isso varia muito, pois depende do projeto escolhido, se apenas a iluminação será automatizada ou se também haverá sistema de segurança.
Para incluir um sistema mais completo, é necessário instalar cabos longos, além de caixas de som e refazer a abertura das portas e janelas. Nesse sentido, projetos em construção são mais fáceis de incluir a tecnologia.
De qualquer forma, é importante considerar a utilização de interfaces amigáveis, que sejam de uso fácil e com comandos diretos, considerando o caso de cada clientes, pois as demandas são muito diferentes entre si.
Além disso, você deve integrar os sistemas, pois a falta disso pode causar muitos problemas ao morador, aumentando até mesmo o custo de aquisição.
Quais são os benefícios das casas inteligentes?
Podemos destacar três principais benefícios:
Economia
Ao automatizar, por exemplo, o sistema de iluminação, janelas, ar-condicionado, aquecimento de água, entre outros, é possível economizar até 30% dos gastos com energia elétrica.
Há até recursos que fazem a medição de gasto de água e energia por cômodo, projetando-os para o futuro, ajudando no controle.
Praticidade
Desde abrir a garagem até controlar a lareira pelo celular, passando pelo volume de TVs e rádios. Há, ainda, novos equipamentos que contêm até funções de lembretes de áudio, facilitando o dia a dia.
E o seu cliente poderá até programar a TV para despertá-lo com o som baixinho, e as cortinas do quarto se abrir aos poucos para deixar a luz do sol entrar.
Segurança
Esse benefício é um dos mais importantes e requisitados. Há sistemas que enviam um e-mail ou ligam para o celular do dono, caso o alarme da casa seja acionado. Além, é claro, das fechaduras digitais, que só dão acesso para pessoas que estão cadastradas e que vêm com abertura à distância, caso a pessoa queira liberar a entrada de alguém.
Deu pra entender por que as casas inteligentes são uma nova tendência, não é mesmo? Além de ser um passo lógico na maneira como construiremos nossos espaços, essa nova forma de pensar o ambiente traz mais conforto, segurança e facilidades para o dia a dia.
Não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para seus amigos também ficarem por dentro dessa novidade!