As lareiras têm sido cada vez mais requisitadas pelos moradores que têm construído ou reformado suas casas nos últimos anos. Trata-se de uma construção que, ao se basear em estruturas rígidas, como pedras, concreto e tijolos, pode se diferenciar em três diferentes tipos. Os mesmos serão descritos a seguir, mas, para que você tire uma de suas principais dúvidas logo neste início, é possível, sim, que a lareira seja construída em apartamentos. Para isso, basta o acompanhamento de um arquiteto responsável e a escolha da lareira ideal.
A principal serventia da lareira é, como sua própria popularidade sugere, esquentar ambientes residenciais de forma segura e incomparável. É também por meio dessa destacada funcionalidade que, na prática, o dispositivo deve ser instalado de forma estratégica em cômodos centrais. Embora esta dica pareça básica e altamente simplista, este posicionamento da lareira definirá em muito o recebimento do calor em todos os ambientes da construção.
Confira, a partir de agora, os três diferentes tipos de lareira residenciais e, na sequência, avalie qual é o melhor e mais apto deles a ser instalado em sua construção:
Lareira elétrica
Com funcionamento baseado na eletricidade, esse tipo de lareira é perfeito para os proprietários de apartamentos que prezam por dois conceitos: modernidade e funcionalidade. Como não chega a propagar fogo propriamente dito, esse tipo de lareira funciona como um aquecedor de qualidade e, desde que exposto em uma região central do apartamento, pode ser de grande valia para os demais cômodos da casa.
Além disso, trata-se de uma lareira que não necessita da presença de chaminés e muito menos da preocupação recorrente com limpezas. Pelo contrário, pois seu acendimento pode se dar com o simples acionamento de um botão e, dentre as três principais diferenciações de lareira, a elétrica se comporta como a mais prática e moderna delas.
O ponto fraco do objeto, por outro lado, pode ser observado através de seu alto custo, pois trata-se de um equipamento que, a depender da necessidade dos moradores, pode ser conectado ao sistema elétrico por longos períodos.
Lareira à gás
Ao não gerar fumaças e outros resíduos por meio de seu funcionamento, a lareira à gás possui um manuseio absolutamente prático e, de quebra, também se coloca como um dos mais modernos produtos a compor uma casa ou apartamento. Uma vez que as chamas geradas por suas estruturas internas são acesas por um processo de combustão à gás (que pode ser originado por botijões convencionais, por exemplo), é necessário que uma estrutura prévia e específica tenha de ser montada para que a instalação desse modelo de lareira seja completa.
Lareira à lenha
De perfeita instalação em construções mais coloniais, como casas em morros, no campo e em fazendas que sofrem com a baixa temperatura no inverno, a lareira à lenha é aquela que, movida à lenha, possui acionamento manual. Isto é, o morador deve acionar a queima da lenha por meio de fósforos convencionais ou maçaricos e, só a partir daí, o barulho sutil da queima dos troncos passará a atuar de maneira sintonizada com a geração de calor na construção. Charme e elegância!