Lareiras são elementos que, além de proporcionar charme e requinte, trazem conforto térmico para os ambientes, especialmente durante os dias frios de inverno. Embora você tenha que estar atento ao adotar outras medidas para manter o ambiente aquecido, apostar em um projeto de lareira é uma ótima solução.
Todavia, esse componente que confere status de nobreza à residência necessita de algumas cautelas na hora de ser projetado e construído.
Apesar de demandar tempo, vale a pena redobrar a atenção para o projeto da lareira. Dessa forma, você garante que o ambiente seja aquecido de forma ideal, evita problemas de retorno de fumaça e gastos imprevistos durante a execução.
Neste post, iremos abordar sobre como desenvolver um projeto de lareira, as estruturas que a compõe e os locais mais indicados para sua locação.
Como desenvolver um projeto de lareira?
O primeiro cuidado a ser tomado ao se construir uma lareira é a certificação da elaboração de um bom projeto, antecipando situações e planejando o espaço de forma a garantir maior conforto, beleza e utilidade.
Deve-se ter uma ideia do número de pessoas e do tamanho do ambiente, para que assim a lareira possa cumprir com seu principal objetivo, que é o de aquecer o ambiente. Entretanto, o fator principal é a quantidade de lenha queimada e a condução apropriada da fumaça pela chaminé.
O projeto precisa dispor a boca, a caixa de fogo, a coifa e o duto de forma harmônica para gerar o melhor resultado possível. A boca de fogo, por exemplo, deve ter a altura entre 67% a 75% da largura, evitando assim que a fumaça retorne ao ambiente.
A altura da mesma boca deve ter entre 1/40 e 1/70 dá área do ambiente para o qual ela está sendo projetada. Já a largura deve ficar entre 45 cm e 60 cm, evitando o retorno de fumaça em profundidades pequenas e dissipação do calor em maiores profundidades.
Quais são as estruturas de uma lareira?
Listamos abaixo os principais elementos de uma lareira e suas funções.
Boca
É o local destinado a queima da lenha e não deve diferenciar muito das dimensões da caixa de fogo.
Caixa de fogo
A caixa de fogo é o local onde a lenha é queimada — as dicas de como projetá-la já foram dadas anteriormente. Juntamente com a boca e coifa, são os elementos que melhor podem ser trabalhados para fins estéticos no ambiente, pois são os mais visíveis.
Coifa
Esse elemento encontra-se logo acima da caixa de fogo e deve ter o formato de um funil invertido, para que a fumaça seja direcionada para os dutos.
Duto
Também conhecido como chaminé, são as vias que irão direcionar a fumaça para fora da casa. Deve se estender além do telhado, evitando que o vento frio entre no ambiente e espalhe fumaça.
Quais são os locais mais adequados para colocar uma lareira?
Os locais mais indicados para a locação da lareira são os ambientes de maior permanência e que necessitam de maior controle do conforto térmico, como Sala de Estar, Sala de Jantar, Home Theater, etc.
Como vimos no post, a lareira é um elemento que dá charme e requinte para o ambiente. Sua boa execução depende de um bom projeto. Entretanto, o resultado compensa, tanto para o cliente, quanto para o projetista!
A flexibilidade do elemento, que pode variar do rústico ao clean, do tradicional ao ecológico, e a opção de adquirir uma lareira pré-fabricada, são alternativas viáveis para a execução de um projeto de lareira ideal.
Gostou do post? Que tal baixar o nosso e-book e se aprofundar ainda mais sobre o assunto?