Reunir os amigos é sinônimo de aconchego e conforto para diversas comemorações ou celebrações. Ter um espaço ideal para isso em sua casa se tornou o objetivo de muitas famílias. Os chamados espaços gourmet se popularizam e começaram a ser quase uma obrigação em diversos projetos de casas e apartamentos. Entre os tantos equipamentos e possibilidades disponíveis, os proprietários podem optar por mini adega de vinho ou cervejeira para compor o ambiente. Se você está pensando em adquirir uma adega de vinho, veja aqui algumas dicas importantes.
Investigue seus hábitos antes de adquirir
Para comprar uma adega de vinho é preciso sondar exatamente o que a família pretende com ela e como o consumo de vinho acontece. Se todos na família têm o hábito de degustar a bebida e qualquer hora se torna motivo para abrir uma garrafa, pode ser mais vantajoso investir em uma adega ampla e bem espaçosa, com capacidade para armazenar diversas garrafas.
Se a intenção é deixar algumas garrafas sempre disponíveis para alguma situação especial, é possível escolher modelos menores, que comportam entre 14 e 25 garrafas, por exemplo. É preciso saber que essa escolha também tem influência no investimento e no espaço onde a adega de vinho será colocada.
Posicionando a adega de vinho no espaço gourmet
Assim como qualquer outro aparelho que tem a capacidade de refrigeração, é preciso tomar alguns cuidados por conta dessa característica. Para manter sua adega de vinho sempre regulada e em pleno funcionamento, é preciso que seja esteja instalada longe de fontes potenciais de calor, como forno, fogão ou churrasqueira.
A adega de vinho deve e pode estar nos espaços gourmets, mas precisa atender essas regrinhas para que seja melhor aproveitada. Se for para ficar em varandas de apartamentos, onde o sol pode incidir diretamente sobre o equipamento, é melhor o seu local de instalação seja repensado. Até mesmo com a incidência solar pode haver uma desregularem na temperatura e, além de perder os vinhos, pode ser necessário fazer inúmeros reparos na adega. Um bom arquiteto ou designer saberá guiar o projeto para que a adega de vinho seja instalada no local correto.
Investimento recompensado
Não é raro, depois que o hábito de tomar e adquirir vinhos se torna presente, que os amigos e familiares comecem a presentear com alguns exemplares. Eventualmente, pode até surgir a oportunidade de uma compra de uma garrafa mais cara por um bom preço. Por essas e outras razões, ter onde armazenar seus vinhos acaba se tornando uma necessidade.
O custo com a adega pode ser recompensado justamente aí. Imagine se por conta do armazenamento incorreto, os vinhos perderem a qualidade e você não puder mais usufruir do que comprou ou dos presentes que ganhou. Garantir a qualidade da bebida em uma adega de vinho pode trazer o retorno do investimento.
Leve em consideração a garantia e a manutenção
As adegas de vinho não costumam quebrar ou ter problemas se bem posicionadas, porém, é preciso se atentar para detalhes, como por exemplo, a reputação do fabricante e sua rede de assistência técnica. Confira, antes de adquirir, se aquele fabricante atende sua cidade e quanto tempo em média uma ocorrência demora para ser atendida. Afinal, se for um tempo muito grande, os vinhos podem ficar comprometidos. Caso você notar algum problema, não abra a porta! Chame a assistência e espere até que ela chegue. Em alguns casos, as empresas podem até oferecer um serviço de armazenamentos para os vinhos caso a adega precise de reparos mais especializados e precise ser levada. Consulte todas essas cláusulas antes de fechar negócio.
Quer saber mais sobre adega de vinho e espaço gourmet? Consulte nosso blog e fique por dentro de diversas dicas.