A varanda tem uma das principais funções: reunir. Tendência nos projetos, ela tornou-se o coração da casa, assim como a cozinha e a sala de estar. Trata-se de um espaço multifuncional, pois incorpora diversos usos, como jardim, descanso e confraternização. Devido a essa multiplicidade de funções, o ambiente passou a ser chamado de varanda gourmet.
Para torná-lo bonito e, ao mesmo tempo, confortável e funcional, é importante planejar e escolher os materiais, o mobiliário e os equipamentos adequados, como a churrasqueira. Ela é um item fundamental para uma varanda gourmet completa e equipada para receber os amigos e a família.
Neste post, mostraremos algumas dicas de decoração para varanda gourmet e como escolher a melhor churrasqueira para seu projeto. Confira!
1. Planeje o espaço
Antes de tudo, planeje o espaço pensando em sua funcionalidade e manutenção. Evite instalar a geladeira próxima à churrasqueira para não prejudicar seu desempenho; uma dica é dividir a área em molhada, quente e gelada. Para ajudar na funcionalidade, deixe a churrasqueira perto da pia e da bancada para facilitar na hora do preparo dos alimentos.
Para uma melhor disposição dos equipamentos e mobiliário, meça o local. Assim, você adquire apenas o necessário e nas dimensões adequadas da sua varanda, evitando transtornos futuros.
2. Escolha a churrasqueira adequada
A churrasqueira é a protagonista da varanda gourmet. Por isso, escolha o equipamento ideal de acordo com seu ambiente, seja ele grande ou pequeno. Conheça alguns modelos!
Alvenaria
As churrasqueiras em alvenaria necessitam de espaço adequado para elas e, por isso, o ideal é que esteja prevista no projeto. Utilize tijolos refratários e mão de obra especializada. Caso deseje revestir, use materiais resistentes a altas temperaturas, como o porcelanato.
Elétrica
A churrasqueira elétrica é ideal para pequenos espaços e pode ser encontrada nos modelos portáteis ou de embutir. Tem fácil transporte e instalação, além de fazer menos fumaça e sujeira que os modelos a carvão.
A gás
Esse tipo de churrasqueira necessita de botijão ou tubulação de gás e pode ser utilizado em ambientes fechados, pois produz pouca fumaça e é de fácil manutenção. Alguns apartamentos têm a churrasqueira a gás instalada e também é possível encontrá-la portátil.
A carvão
Além das churrasqueiras em alvenaria, as de aço também utilizam carvão. Você pode encontrá-las abertas ou a bafo, que vêm com uma tampa anexada, além de opções portáteis. As feitas em aço inox são mais resistentes e fáceis de limpar.
3. Equipe sua varanda gourmet
Crie um espaço gastronômico na sua varanda gourmet! Além da churrasqueira, instale um apoio de cozinha, com bancada, pia e armários para armazenar seus utensílios. Você também pode instalar um cooktop para ampliar a variedade de preparos, um frigobar e uma adega.
4. Utilize objetos e cores
Além de funcional, a varanda deve ter identidade e conforto. Planeje uma iluminação adequada e que crie uma ambientação agradável. Aposte em pendentes, arandelas e luzes de destaque para suas plantas e objetos de decoração.
Se possível, revista sua churrasqueira de acordo com o estilo do morador. O porcelanato, por exemplo, é resistente e pode ser encontrado em diversas cores, modelos e texturas. Outra opção são alguns tipos de pedras, mas é importante atentar às especificações.
Para um estilo rústico, por exemplo, opte pelos revestimentos que remetam à madeira, cores terrosas, fibras e palhas naturais. Para um ambiente mais clássico, use cores neutras e peças mais sofisticadas. Independentemente do estilo, as plantas também dão um toque especial ao ambiente.
5. Escolha móveis resistentes e práticos
Também é importante medir o ambiente para saber quais e quantos móveis ele comporta. Para ocupá-lo da melhor forma, opte pelos planejados, pois eles são projetados de acordo com cada espaço. Para os equipamentos, como a churrasqueira, prefira os feitos em alumínio ou inox. Para os móveis estofados, prefira os de tecido resistente à água, a manchas e de fácil limpeza.
Como vimos, a decoração para varanda gourmet deve considerar diversos fatores, como planejar o espaço, escolher materiais e cores de acordo com a decoração, assim como os equipamentos necessários para um espaço funcional.
Se gostou deste post e quer mais dicas sobre o assunto, siga nosso Facebook e Instagram!