A sacada gourmet é um ambiente que conquistou o coração da população brasileira, afinal, ela garante qualidade de vida e bem-estar para todas as famílias. Com isso, os arquitetos começaram se questionar sobre o desenvolvimento de um projeto de alta qualidade, que alinhe os gostos do cliente e a funcionalidade, montando uma excelente decoração gourmet para varanda.
Pensando nisso, criamos este artigo com quatro dicas para ajudá-lo a montar um projeto memorável, valorizando seu trabalho com criatividade e sofisticação. Continue lendo para saber mais!
1. Aposte em móveis funcionais
De maneira geral, as varandas são ambientes pequenos, exigindo uma atenção maior na escolha e disposição dos móveis para que a funcionalidade e a movimentação não sejam prejudicadas.
Para isso, opte por mobiliários que apresentem vários compartimentos, assim como prateleiras e tábuas que fiquem na parte superior da parede para otimizar o espaço. Além disso, é fundamental pensar na conservação dos móveis, dando preferência àqueles voltados para ambientes externos, como os produzidos por madeiras revestidas, inox e alumínio, evitando o desgaste com a incidência luminosa.
Ainda, é possível utilizar objetos decorativos que tornam o ambiente acolhedor e prático, como itens de cozinha — panelas, espátulas e tábuas — e até uma miniadega na parede.
2. Dê continuidade à decoração da casa
Uma dica importantíssima é continuar a linha decorativa da casa na varanda gourmet. Para isso, opte por tonalidades que harmonizem os diferentes ambientes, escolhendo tons mais vibrantes para apartamentos com cores suaves e vice-versa.
Ainda, é preciso investir em um projeto de iluminação para dar destaque ao ambiente, criando um clima aconchegante e acolhedor, podendo combiná-lo com pequenas plantas para o toque final.
Outra dica é lançar mão de adesivos estampados que carreguem as tonalidades da decoração padrão, sem perder a surpresa de ter um elemento novo no ambiente. Produzidos em vinil, eles garantem um efeito bastante real e são fáceis de limpar. Isso não só traz inovação para o cômodo, como também garante um excelente custo-benefício.
Além disso, é possível combinar a decoração dos itens de cozinha adicionando pratos decorativos, de modo a trazer um toque de sofisticação na varanda gourmet, harmonizando as tonalidades dos objetos com o restante do espaço.
3. Tome cuidado com a churrasqueira
Via de regra, as varandas gourmet apresentam uma churrasqueira, sobretudo em apartamentos. Caso ela não esteja instalada, é preciso tomar cuidado para evitar a dissipação da fumaça no ambiente e o mau aproveitamento do espaço.
Com isso em mente, lembre-se de verificar a orientação predominante das correntes de ar na varanda e construir a churrasqueira de modo que a fumaça não entre na cozinha, se opondo às rajadas de vento.
Ainda, para garantir um espaço aconchegante, você pode optar por modelos pré-moldados, de alvenaria e os portáteis, variando entre funcionamentos a gás — que conta com um ponto de gás ou botijão para o uso —, a carvão e elétrico. No entanto, para a instalação em apartamentos, é preciso consultar a regulação de condomínios para não infringir nenhuma regra.
Por fim, lembre-se de que para varandas maiores, os modelos pré-moldados podem ser uma excelente alternativa. Já para áreas reduzidas, o ideal são modelos portáteis e de material leve, como alumínio e inox.
4. Escolha materiais de fácil limpeza
Como um espaço gourmet está diretamente relacionado à culinária, é preciso pensar na higienização do ambiente. Por isso, priorize os materiais de fácil limpeza, como uma pia de mármore e tecidos sintéticos e suede, fugindo dos tramados e de pano.
Além disso, o porcelanato é um excelente material e deve ser utilizado em espaços gourmet, seja para o acabamento da churrasqueira, no piso ou em bancadas, já que são fáceis de limpar, têm diferentes texturas que evitam escorregões e não absorvem a gordura.
A decoração gourmet para varandas é fundamental para montar um projeto de alto padrão, proporcionando bem-estar, segurança e sofisticação ao cliente. Lembre-se de optar por móveis funcionais, escolher materiais de fácil limpeza, dar continuidade à decoração padrão e ter cautela com a churrasqueira.
E aí, gostou do conteúdo? Conhece amigos que gostariam de conhecer um pouco mais sobre o tema? Então compartilhe o post nas suas redes sociais!